Uberlândia

Uberlândia impulsiona ecossistema de inovação com realização do Cities

Evento é mais uma das ações da Administração Municipal para fortalecer o ambiente para empresas de base tecnológica

O ecossistema de inovação de Uberlândia cresceu tanto que a cidade já se tornou a principal do interior quando o assunto está relacionado ao cenário tecnológico no país. Essa realidade foi revelada recentemente em uma radiografia da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que aponta o município como o sexto do Brasil em números de startups, atrás apenas de capitais como São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. E é por isso que a Prefeitura de Uberlândia, com o intuito de fortalecer o ambiente para essas e todas as empresas de base tecnológica, é uma das realizadoras da edição 2018 do Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities).

Em sua segunda edição, o evento está marcado para acontecer entre os dias 27 e 30 de agosto, no bairro Granja Marileusa, com diversas ações, atividades e palestras. A programação, que está quase fechada, reunirá toda a comunidade do ecossistema da cidade e região para trocar experiências com especialistas, empreendedores e representantes diplomáticos de ao menos 9 países (saiba mais ao clicar aqui). E, dentro da iniciativa, o Município terá espaço para apresentar e discutir as diretrizes importantes, bem como políticas públicas específicas para a área.

O Cities vai reservar, por exemplo, um momento específico com as presenças dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, e de Gestão Estratégica, Raphael Leles. Ambos vão participar com explanações dentro do painel “Construindo uma Cidade para o Futuro – O Caso de Uberlândia”. Além disso, também será destacado um espaço para apresentação de uma prévia dos resultados da segunda edição do Censo do Ecossistema de Inovação elaborado pela Diretoria de Inovação do Município.

Cities 2017 contou com palestras de especialistas, empreendedores e personalidades – Valter de Paula/Secom PMU

Censo do Ecossistema

 

O Censo do Ecossistema foi lançado pela Prefeitura de Uberlândia ainda no ano passado para que o Município pudesse fazer uma análise profunda do setor de tecnologia e inovação da cidade, bem como contar com subsídios para embasar políticas públicas (clique aqui para entender). Os resultados da primeira edição, naquela ocasião, também foram apresentados no Cities – que àquela altura surgia como uma novidade para colocar o município de vez no circuito nacional de inovação e tecnologia ao reunir mais de 5 mil participantes. Em 2017, 137 instituições uberlandenses participaram do levantamento, das quais 58 eram startups. Cerca de 40% das empresas de pequeno porte previam um crescimento superior a 40% em 2018. Ao passo que 9,2% delas já tinham faturamento projetado em mais de R$ 1 milhão.

Outras 47 respostas dentro da pesquisa foram enviadas por empresas diversas de base tecnológica. A primeira edição do censo apontou também que cerca de 10% delas tiveram faturamento de R$ 50 milhões no último ano e 13% previram crescimento superior a 40% para 2018. Por fim, a pesquisa revelou que 33% delas já investiram em startups no passado e que 39% pretendem investir a partir de 2018.

Política pública

 

            Outra medida colocada em prática pela atual Administração Municipal para estimular o setor, por exemplo, foi a sanção da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 2% a qualquer empresa tecnológica que estiver instalada ou se instalar no Município ainda em 2017. “A realização do Cities com parceiros é uma das ações de promoção em que o Município tem atuado. A Prefeitura de Uberlândia tem trabalhado intensamente para consolidar e estimular cada vez mais o setor de inovação e tecnologia.”, explica Dilson Dalpiaz, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

O apoio do poder público tem fortalecido o ambiente, possibilitando, consequentemente, que muitas empresas surjam e se destaquem Brasil afora. Um exemplo recente é a da startup Gaio. O empreendimento criado em 2017 oferece uma solução tecnológica de análise de dados que foi aprovada para participar do programa de aceleração da Visa (empresa norte-america de serviços financeiros). Na prática, o empreendimento genuinamente uberlandense vai poder passar uma temporada no Vale do Silício (California, Estados Unidos), junto a outras quatro startups brasileiras, passando por curadorias e mentorias.

Evento internacional

 

Em sua segunda edição, o Cities já é considerado um dos principais eventos de assuntos tech do país, com dezenas atividades, exposições, workshops e palestras relacionadas a empreendedorismo, inovação e tecnologia. O evento, que acontece uma vez por ano, é uma realização conjunta da Prefeitura de Uberlândia, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Grupo Algar, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade UNA e HSM. Programação e inscrições podem ser conferidas no site http://citiesbrasil.com/.

Secom PMU