Uberlândia

Estação de Tratamento de Esgoto de Miraporanga passa por reforma

Serviços garantem melhorias na estrutura e na preservação do meio ambiente

Desde julho, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realiza melhorias no sistema de drenagem, coleta e filtragem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no distrito de Miraporanga. As ações irão potencializar o desempenho da estação, garantindo a melhora na sua estrutura e a preservação do meio ambiente.

Entre os serviços executados, está a instalação do sistema de caixa de areia; limpeza e substituição do material do filtro biológico; instalação do sistema de drenagem do lodo dos filtros; substituição de tubulações envelhecidas e melhorias dos pontos de visita para coleta de amostras do esgoto tratado.

Para o gerente de Tratamento de Esgoto do Dmae, Marcelo Costa, a reforma vai melhorar os serviços prestados à comunidade. “Com a obra, a estação poderá atender com mais eficiência a legislação e, consequentemente, garantir a preservação ambiental”, disse.

A previsão de conclusão dos serviços é para o final deste ano. A ETE de Tapuirama será reformada em 2019, enquanto a ETE de Martinésia passou por obras em 2017.

 

ETE Miraporanga

Construída em 1999 pelo Dmae, a ETE Miraporanga atende, em média, 490 pessoas residentes no distrito, localizado há 48 quilômetros de Uberlândia. O município possui oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), quatro na cidade (ETE Uberabinha, ETE Aclimação, ETE Ipanema e ETE Marielza) e outras quatro nos distritos (Martinésia, Cruzeiro dos Peixoto, Tapuirama e Miraporanga).

O Dmae trata 100% do esgoto que é coletado e atende 98,30% da população. Os outros 2% corresponde aos setores que utilizam fossa séptica (Mansões Aeroporto e setor de chácaras).

Secom PMU