Segurança pública

Polícia Federal prende homem de 47 anos foragido em um grupo de deportados

Na tarde de ontem, 21/8/2020, desembarcou em Belo Horizonte mais um voo oriundo dos Estados Unidos da América, trazendo 44 deportados.

Coube à Polícia Federal realizar os procedimentos de controle migratório, uma de suas competências definidas pela Constituição da República.

Dentre os deportados, retornou ao país um foragido internacional com Difusão Vermelha junto à INTERPOL, que foi preso pela Polícia Federal assim que desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins/MG. Contra o homem de 47 anos havia um mandado judicial de prisão, expedido pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão. O preso será conduzido para o CERESP Gameleira, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Federal também procedeu à oitiva de outro deportado, suspeito de produzir, juntamente com sua esposa, passaporte ideologicamente falso para um bebê de três meses, de quem teriam simulado ser genitores. Tal prática costuma ser utilizada por imigrantes com o fito de facilitar entrada e permanência nos Estados Unidos. Há suspeitas de que a mãe biológica do neném teria concordado com o esquema, sendo, inclusive, passageira do mesmo voo que levou o casal e a criança para aquele país.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando para a manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito.

Fonte: Comunicação Social – PF/MG