Uberlândia

Prefeitura promove palestras para adolescentes e jovens na Estação da Juventude

Iniciativa denominada ‘Conexão Jovem’ teve edição nesta terça-feira (16), com foco nas redes sociais

Um novo projeto voltado para adolescentes e jovens começou a ser desenvolvido na Estação da Juventude, espaço localizado no bairro Tibery e onde a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) promove políticas públicas para quem tem entre 16 e 24 anos. Batizada de “Conexão Jovem”, a proposta oferece palestras a esse público, com foco no desenvolvimento pessoal e intelectual. A primeira edição aconteceu em março, com um bate-papo sobre empreendedorismo. Na tarde desta terça-feira (16), o assunto se concentrou nas redes sociais.

O tema foi conduzido pelo publicitário e influenciador digital Bruno Figueredo. Ele escreve um blog desde 2010 e profissionalizou a ferramenta há seis anos. “Essa discussão é uma oportunidade para que os jovens reflitam sobre o comportamento que têm nas redes sociais e que tomem os cuidados que toda a pessoa deve ter. Mas também falamos sobre as possibilidades que se abrem a partir das redes sociais. Isso pode até despertá-los para olhar a internet com o aspecto de carreira, de negócios, que eles podem aprender através dela”, explica.

De acordo com a coordenação da Estação da Juventude, os temas em debate são escolhidos com base na demanda dos próprios jovens, ouvidos durante visitas a escolas municipais, estaduais e particulares de Uberlândia. É dessa forma também que os convites são feitos para o público.

As amigas Flávia Regina Rodrigues Félix, de 15 anos, e Ana Clara Arruda Martins, de 14, estudam em uma escola do bairro Roosevelt. Foi por meio de uma das visitas feitas pela equipe da estação que elas ficaram sabendo do projeto “Conexão Jovem”.

“Estamos desenvolvendo um aplicativo para ajudar as pessoas a resolverem problemas psicológicos e emocionais e resolvemos assistir a palestra sobre redes sociais para saber mais como está esse mercado, os benefícios, além dos cuidados que devemos tomar”, disse Flávia.

“Começamos o aplicativo em um projeto que teve na Universidade Federal de Uberlândia [UFU] no final do ano passado e agora a gente queria trabalhar com a rede social, mas não sabia como mexer. Foi quando soubemos da palestra. Um outro colega nosso que deu a ideia, mas ele não teve como vir, então a gente vai passar tudo pra dele depois”, contou Ana Clara.

Além da palestra, os jovens participantes assistiram nesta terça-feira a apresentações artísticas com a cantora Stella Camargo, de 15 anos, e os bailarinos da companhia de dança Balé de Rua, Leonardo da Silva e Mayck Hammer. A próxima edição do “Conexão Jovem” está prevista para maio.

Fique ligado!

O quê: Conexão Jovem

Onde: Estação da Juventude, na avenida Europa, 175, bairro Tibery

Fonte: Secom PMU