Consultoria Teleco elaborou ranking com base em levantamento junto às cem maiores cidades do Brasil
Uberlândia continua obtendo resultados positivos na busca pela modernização e eficiência dos serviços prestados à população. Em levantamento realizado e divulgado recentemente pela consultoria Teleco, a cidade figurou como a 3ª do Brasil a contar, em 2018, com mais ofertas de serviços inteligentes para o cidadão. Na pesquisa, ao obter 2,47 de pontuação dentro dos indicadores apurados, o segundo maior município de Minas Gerais conseguiu se posicionar atrás apenas do Rio de Janeiro, com 2,78 pontos, e Juiz de Fora (MG), com 2,86 pontos.
A 1ª edição do Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes 2018 da Teleco abrangeu os cem maiores municípios brasileiros e tem como objetivo permitir que todos “verifiquem suas posições e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos”. Mais de 20 indicadores em temas ligados à gestão municipal (mobilidade urbana, e-gov, educação, saúde e meio ambiente) e de serviços utilizados diretamente pelo cidadão foram averiguados.
Dentre os indicadores verificados pela Teleco, esteve a existência de estacionamento rotativo, o uso de câmeras de vigilância, a possibilidade de aluguel de bicicletas públicas, a emissão online de boletos de tributos, o agendamento e consulta online de serviços públicos e a marcação virtual de exames e consultas, por exemplo. Tais benefícios puderam ser conhecidos mediante questionários direcionados aos órgãos nos últimos meses.
Gestão Total
O desempenho obtido por Uberlândia é fruto das contribuições prestadas pelo Gestão Total, programa implantado por determinação do prefeito Odelmo Leão para modernizar e retomar a credibilidade da administração pública, atender a população nas áreas prioritárias e impulsionar a economia da cidade. Para se ter ideia dos avanços, por meio da iniciativa, foi possível implantar um projeto piloto em que, a partir de 2017, com o auxílio de 80 smartphones doados, marcações de consultas e exames nas unidades de saúde da rede municipal pudessem ser realizadas por meio de aplicativo online.
Outro exemplo de avanço, implantado no início deste ano, trata-se da criação de um sistema online para se agendar o atendimento na plataforma do Centro Administrativo Municipal. A ferramenta permite que a população seja atendida com dia e hora marcada e evite enfrentar filas para fazer a requisição de mais de 10 serviços de cunho financeiro (emissão do ITBI, ISS de construção, negociação de dívidas, dentre outros). O novo modelo reduziu de 2h para 10 minutos o prazo real de espera de quem precisa vir à Prefeitura de Uberlândia.
Ressalta-se também a implantação, nesta gestão, da Coordenação de Cidade Inteligente e Humana e da Diretoria de Inovação dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit). Os setores têm como missão auxiliar o poder público e a sociedade a encontrar e viabilizar soluções tecnológicas e sustentáveis que tornem Uberlândia mais inteligente. “É muito importante que continuemos modernizando o poder público com soluções práticas que, ao mesmo tempo, aumentem a eficiência dos trabalhos e serviços que beneficiam a população. Portanto, a informatização de muitos processos de responsabilidade da prefeitura é uma das nossas prioridades”, explicou o prefeito Odelmo Leão.
Confira Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes:
Mais informações pelos links:
http://www.teleco.com.br/Cidades_Inteligentes.asp
Secom PMU