A Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulgou no Diário Oficial os projetos culturais selecionados para participar do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic), exercício de 2019.
Dos 229 projetos inscritos, a Comissão de Avaliação e Seleção – CAS do PMIC selecionou 109 projetos, sendo 79 pelo Fundo Municipal de Cultura e 30 no mecanismo Incentivo Fiscal. Os proponentes deverão entregar o plano de trabalho junto aos anexos assinados e preenchidos com as readequações necessárias, confirme apontamento da CAS. Posteriormente, será elaborado o Convênio ou Termo de Compromisso.
Os responsáveis pelos projetos selecionados deverão comparecer à Oficina de Orientação aos Proponentes, oferecida no dia 22 de janeiro para os aprovados na prática Incentivo Fiscal. Já os selecionados pelo mecanismo Fundo Municipal de Cultura deverão se apresentar no dia 30 deste mês. O workshop será realizado no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, a partir das 19h.
Será necessária a confirmação da presença pelo telefone (34) 3239-2952 ou pelo e-mail pmic@uberlandia.mg.gov.br.
Sobre o PMIC
Com o intuito de promover a captação e a canalização de recursos voltados para a cultura, o Pmic estimula a realização de projetos e abre portas para agentes culturais, produtores, artistas e outros que desejam contribuir de alguma forma com a cena artística local.
O edital para o exercício de 2019 foi lançado no dia 16 de agosto para interessados em colocar em prática propostas de artes visuais, audiovisual, histórias em quadrinhos, design, fotografia, comunicação, circo, jogos virtuais, literatura, cultura afro-brasileira, dança, contação de histórias, música, teatro, patrimônio cultural e outros segmentos podem se inscrever.
Todos os aprovados seguem as atualizações na lei 12.182, que foi revogada e sancionada em 2017, com o intuito de conferir mais transparência e abastecimento à demanda cultural de Uberlândia. As regras do edital são definidas mediante encontros junto ao Conselho Municipal de Cultura.
Novidades em 2018
Recentemente, a Secretaria Municipal de Cultura ofereceu um curso de orientação aos interessados em elaborar projetos para o programa. A iniciativa ocorreu durante dois dias no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, gratuitamente (clique aqui para conferir). Outra novidade foi a inauguração de uma seção especial no Arquivo Público Municipal, com um acervo das propostas aprovadas nos últimos 15 anos.
Fonte: Secom-PMU