Agulha, linha, tecido e criatividade são os requisitos para uma atividade antiga que se tornou um trabalho rentável e supervalorizado: o bordado. Para possibilitar à população aprender a técnica, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), disponibilizará gratuitamente a Oficina de Bordado da Vovó. As inscrições estão abertas a partir de hoje (28) e podem ser realizadas na Biblioteca Pública Municipal. São dez vagas para as aulas, que começam no dia 5 do próximo mês.
Os encontros movimentarão a Biblioteca todas as terças-feiras de fevereiro e serão conduzidos pela artesã e servidora da SMC, Soraia Rezende, sempre às 8h30. Atraída pela arte enquanto terapia, ela detalha que o nome da oficina foi escolhido considerando as várias técnicas trabalhadas para enaltecer as tradições passadas ao longo das gerações de bordadeiros e bordadeiras. “Ofereceremos uma série de estilos de bordados. Entre eles, o trabalho em chita e em outros tecidos. Acredito muito na importância desse artesanato com papel terapêutico, estabelecer a convivência com outras pessoas e na possibilidade de conseguir uma renda extra”, afirmou.
Para participar, é necessário levar o próprio material e ter mais de 16 anos.
Cultura para todos
A coordenadora de atividades culturais da Biblioteca Municipal, Silvia Gratão, salienta que aproximar a população da Biblioteca Municipal por meio de uma programação variada e focada no aprendizado é o grande objetivo da gestão municipal.
“O intuito é que a biblioteca seja, cada vez mais, um espaço cultural com várias oficinas, desde trabalhos manuais até na parte psicológica, com palestras, entre outras. Queremos a comunidade junto conosco. A oficina de bordado é uma grande oportunidade na qual as pessoas aprenderão o básico, podendo desenvolver e se aperfeiçoarem futuramente”, destacou a coordenadora.
Inscreva-se!
Oficina de Bordado da Vovó
Onde: Biblioteca Municipal – Praça Cícero Macedo, Fundinho
Quando: todas as terças-feiras de fevereiro, às 8h30
Total de vagas: 10
Fonte: Secom-PMU