Uberlândia

Com base em Mapa de calor, Prefeitura expande buscas de casos de Covid-19

Recurso gráfico aponta a distribuição de pacientes positivos pela cidade; sete bairros com mais casos contabilizados terão aplicação de teste rápido entre moradores

Manter a segurança e a saúde da população é um dos principais compromissos da Prefeitura de Uberlândia, que não tem poupado esforços no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Diversas medidas vêm sendo adotadas para conter o avanço da doença na cidade, o que inclui a ampliação da capacidade de testagem do Município. Nesse sentido, um novo passo será dado no próximo sábado (27): a realização de testes rápidos com base no Plano de Ação Covid Mapa de Calor, aumentando o rastreio de sintomáticos e assintomáticos pela cidade.

O Mapa de Calor é um recurso gráfico adotado pela Secretaria Municipal de Saúde para melhor monitorar a distribuição de casos de Covid-19. Por ele, o agrupamento de pacientes confirmados é feito por bairro, o que permite identificar quais regiões estão mais sensíveis à disseminação do vírus. Com essa referência, equipes de atenção primária percorrerão nove bairros de diferentes regiões do município para testar moradores escolhidos de forma aleatória.

Para o início do plano, foram disponibilizados 1.260 testes rápidos One Step. Enfermeiros e técnicos de enfermagem, devidamente identificados, percorrerão durante o próximo sábado os bairros de Uberlândia com mais casos de Covid-19 confirmados: Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Morumbi, Tibery, Santa Mônica, Shopping Park e São Jorge. Os testes serão realizados apenas em moradores dos locais escolhidos que aceitarem participar do rastreio e fornecerem as informações necessárias para o preenchimento de um questionário.

Com a ação, o Município busca identificar casos do novo coronavírus em usuários assintomáticos e sintomáticos, orientar diretamente mais pessoas acerca de medidas preventivas, afastar pacientes positivos para a doença do ambiente externo de trabalho e informar o fluxo de atendimento em situações de agravamento de sinais e sintomas. O morador confirmado com o novo coronavírus receberá um atestado de sete dias, conforme protocolo, assinado pelo médico que acompanha a equipe de saúde.

Fonte: Secom PMU