Iniciativa visa fazer as ligações regulares do serviço de água para os moradores do bairro; hidrômetros serão instalados nos imóveis e serviço será cobrado pelo consumo
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta semana, o cadastro dos moradores do bairro Élisson Prieto (Glória) para fornecimento regular de água. A expectativa é cadastrar mais de 2 mil moradores até o dia 19 de setembro. A rede de abastecimento no local já está em fase de teste e a expectativa é iniciar as ligações de rede de água no início de setembro.
De acordo com a coordenadora da Gerência Comercial, Vanessa Rabelo, o objetivo é cadastrar todos os moradores para fazer o fornecimento legal de água no bairro. “Essa é uma iniciativa positiva, uma vez que os moradores vão receber água tratada encanada, que será tarifada pelo consumo. O cadastramento está sendo feito pelo endereço, e a previsão é concluir essa etapa até o dia 19 de setembro”, disse.
Para a realização do cadastro, os moradores do Élisson Prieto receberam uma carta informando o dia de cadastramento, conforme a ordem das ruas do bairro. Na data marcada, é preciso apresentar documentos pessoais e assinatura de declaração na plataforma de atendimento do Dmae, localizada na avenida Rondon Pacheco, 6.400. O serviço de ligação de água poderá ser parcelado em até 5 vezes.
No bairro, foram executados cerca de 16 mil metros de tubulação de rede de água, permitindo a ligação de mais de 2 mil moradias que estão na área cujo processo de regularização foi assumido em 2017 pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas). Por meio de acordo assinado junto ao Ministério Público, a Prefeitura de Uberlândia está auxiliando com execução de obras e serviços. O investimento na regularização é estimado em R$ 3,59 milhões, provenientes do fundo especial oriundo da Associação de Moradores do Bairro Élisson Prieto.
Prefeitura em apoio à regularização do Glória
Desde 2019, por determinação do prefeito Odelmo Leão, uma série de benfeitorias concretas foram adotadas na região. Em setembro daquele ano, o Município iniciou a coleta regular do lixo orgânico, além de recolhimento de entulhos. Em dezembro, procedeu com a implantação de iluminação pública, contemplando as vias com 385 luminárias de LED.
No ano seguinte, em 2020, foram iniciadas as obras da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória, com investimento de R$ 1,68 milhão. A unidade de 600 m² de área construída foi entregue em agosto de 2022 e realiza atendimentos desde essa data. Ainda em 2022, foi realizada ação para melhorar as condições das vias com a utilização de Resíduos da Construção Civil (RCC) e teve início a implantação e expansão da rede de água potável no Glória, com base no acordo de cooperação técnica assinado com a Cohab Minas no ano anterior.
A Prefeitura ressalta, por fim, que está apta a implementar outras melhorias estruturais necessárias assim que finalizar as obras atuais e o órgão estadual consolidar novos repasses. No campo da regularização fundiária, a Cohab e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) providenciaram o protocolo do processo no Município, sendo que atualmente a proposta segue o rito normal de análise de documentações.
Confira abaixo algumas das ações executadas no bairro Élisson Prieto pela Prefeitura de Uberlândia nos últimos anos:
– Prefeitura implanta serviços de coleta de resíduos e limpeza no bairro Glória
– Iluminação pública começa a chegar à região do Glória
– UBSF Glória é entregue à população de Uberlândia
– Prefeitura inicia aplicação de resíduos de construção civil em vias do Glória
– Prefeitura inicia expansão da rede de água potável no bairro Élisson Prieto (Glória)
Fonte: Secom- PMU