Serviços

Castramóvel inicia atendimentos de cães e gatos cadastrados no setor leste

Tutores que fizeram o cadastro precisam manter as informações atualizadas; confirmação do agendamento é feita via e-mail e mensagem SMS

A partir da próxima segunda-feira (21), a Prefeitura de Uberlândia iniciará os atendimentos a cães e gatos na zona leste do município por meio do Castramóvel. O primeiro bairro a receber o serviço itinerante de castração e microchipagem é o Aclimação. No último mês, as equipes estiveram percorrendo a zona oeste, onde atenderam 424 animais.

Tanto a microchipagem (espécie de RG com informações do animal e do tutor para evitar abandono) quanto as castrações são gratuitas e beneficiam cães e gatos cadastrados pelos tutores por meio do Portal da Prefeitura. Os tutores da região que já realizaram o cadastro dos animais precisam manter as informações atualizadas, como e-mail e telefone, e se atentarem à confirmação do agendamento, que será enviada por e-mail e mensagem SMS.

Novos cadastros dos moradores da região podem ser feitos na página principal do Portal da Prefeitura, na aba “Castramóvel” (veja abaixo). Para fazer o procedimento, é necessário que o animal tenha idade mínima de seis meses. O projeto oferece os itens necessários para os animais durante os procedimentos cirúrgicos e medicação completa de ampla duração. Os atendimentos começam com checagem dos cadastros e assinatura de termo de responsabilidade pelos tutores.

Em seguida, os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico situado no Castramóvel e, na sequência, para sala de pós-operatório, onde permanecem até despertarem e serem liberados.

Cadastro

O cadastro para recebimento dos serviços de castração e microchipagem é feito de forma on-line. Na página principal do Portal da Prefeitura, a aba “Castramóvel” encontra-se disponível no menu “Serviços Populares”. O interessado deve preencher o formulário virtual apenas com dados pessoais e do animal a ser atendido. Caso haja interesse em cadastrar mais de um pet, o tutor pode inserir os dados do outro cão ou gato e clicar em “Salvar Animal”, finalizando o processo em “Cadastrar”. (Clique aqui para acessar o formulário).

Balanço Castramóvel

Coordenado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde e executado em parceria com a ONG SOS Pet, o Castramóvel já viabilizou a realização de 2.300 procedimentos, neste ano, ao passar pelos bairros Guarani, Morada Nova, Morumbi, Shopping Park, São Jorge, Pequis, Taiaman e Tocantins. Em 2022, o serviço atendeu a zona rural de Uberlândia, registrando 1.069 procedimentos de atenção extra à saúde animal.

Fonte: Secom PMU