Segurança pública

Polícia Federal COMBATE FRAUDE A LICITAÇÕES

Governador Valadares/MG – A Polícia Federal deflagrou hoje, 6/10/2020, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Policial “RASURAS”, para combater fraude à licitação no município de Fronteira dos Vales/MG.

As investigações tiveram início em novembro de 2019, após a PF receber Nota Técnica da CGU, apontando irregularidades na aplicação de recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) àquela cidade. Apurou-se que, dos cerca de 911 mil reais pagos às empresas fornecedoras contratadas por meio de Pregões Presenciais para aquisição de equipamentos e materiais permanentes destinados a ações e serviços de saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 514 mil reais foram gastos em equipamentos que não foram localizados nas unidades de saúde beneficiadas – 56,47% dos recursos federais não chegaram a seu destinatário final, a população de Fronteira dos Vales. A Polícia Federal representou por cinco mandados de busca e apreensão, quebra de sigilo bancário de sete empresas e quatro 4 pessoas físicas e bloqueio de valores da ordem de meio milhão de reais, expedidos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni/MG. 12 Policiais Federais e 6 auditores da CGU estão cumprindo as ordens em Itaobim/MG (dois mandados) e Fronteira dos Vales (três mandados).

Durante a deflagração, foram apreendidos documentos, mídias computacionais e telefones celulares.

Os envolvidos responderão por fraude a licitação e fraude a licitação em prejuízo da Fazenda Pública, podendo cumprir até 10 anos de prisão, se condenados.

O nome da operação faz alusão à origem dos recursos, viabilizados por meio de três emendas parlamentares que, em vez se mostrarem emendas ao orçamento público federal, revelaram-se rasuras.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

Fonte/crédito imagem: Comunicação Social – PF/MG