Esportes

FMV divulga protocolo de segurança para a volta do voleibol. O documento foi elaborado pela Sociedade Mineira de Infectologia.

Orientações Protetivas

Uma volta as atividades com cautela. A Federação Mineira de Voleibol se prepara para o retorno das competições oficiais no estado que mais recebeu grandes eventos da modalidade voleibol nos últimos anos. A entidade mantém o entusiasmo, contudo, segue minuciosamente as regras de proteção à segurança pública. Desta forma, foi criado o Protocolo de Segurança Para a Volta do Voleibol em Minas Gerais pela Sociedade Mineira de Infectologia.

O documento que regulariza as medidas protetivas à saúde pública foi criado em agosto e apresentado aos órgãos competentes. O primeiro evento a receber o padrão foi no amistoso entre Itambé Minas e SESI Bauru, realizado no dia 12 de setembro, na Arena Minas, em Belo Horizonte. O guia foi autorizado pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19, criado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

As orientações documentadas pela FMV foram baseadas nas normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde do Brasil (MS), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). As medidas de proteção apresentadas para o retorno das atividades de voleibol seguem rigorosamente as práticas de segurança e assistência para atletas, membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, que devem ser implementadas em concordância com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde locais.

A Sociedade Mineira de Infectologia (SMI) ressalta que este é um processo dinâmico, que irá requerer atualizações contínuas, na medida em que novas normativas do Ministério da Saúde e da literatura especializada, com evidências científicas, comprovadas sejam publicadas.

Os próximos eventos oficias promovidos pela FMV serão em outubro com o início do Campeonato Mineiro. No naipe Masculino, os jogos serão realizados na Arena Minas, Belo Horizonte e no naipe Feminino na Arena Praia em Uberlândia. A FMV preza pela segurança de todos os envolvidos e trabalha constantemente para as devidas adequações.

O Presidente da Federação Mineira de Voleibol, Tomás Mendes, está otimista com a volta do voleibol e confia no trabalho realizado pela Sociedade Mineira de Infectologia.

“Estamos em um momento de reinventarmos. Estamos aprendemos muito para essa volta. A SMI tem gerado um protocolo profissional, o que nos traz grande confiança de que tudo seguirá da melhor forma possível. Queremos muito ver a bola subindo novamente” disse Tomás Mendes.

Fonte: Ascom