Reformulação do sistema traz interface amigável, cadastro em lote e mais flexibilidade para empresas
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) modernizou o Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (Sisant), tornando o cadastro de drones mais rápido e intuitivo. Agora, além do tradicional formulário, os usuários contam com um modo “Passo a Passo”, que guia todo o processo de forma interativa. Mensagens de erro mais claras e suporte visual para preenchimento de dados garantem mais precisão na hora do registro.
Uma das melhorias implementadas, e que era aguardada pelo setor, é o cadastro de equipamentos em lote, que permite aos usuários o registro de vários drones de uma só vez, economizando tempo e reduzindo o trabalho.
Além disso, a criação do conceito de “Gestor do Drone” possibilita que empresas adicionem ou removam gestores sem a necessidade de excluir e refazer todo o cadastro, garantindo maior flexibilidade na administração dos equipamentos. Outra mudança importante foi a inclusão da busca por nome e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para facilitar o cadastro de drones operados por empresas.
Confiras todas as atualizações no Sisant:
Cadastro mais intuitivo: novo modelo “Passo a Passo”, mais amigável e interativo.
Mensagens de erro aprimoradas: As mensagens estão mais claras, indicando exatamente o erro e como corrigi-lo.
Auxílio visual aprimorado: Campos como “Peso Máximo de Decolagem” agora contam com suporte visual e impedem a digitação de dados incorretos.
Facilidade na busca por empresas: Possibilidade de localizar pessoas jurídicas por nome e CNPJ.
Cadastro em lote: Usuários podem cadastrar vários drones de uma só vez.
Gestão de drones mais flexível: Foi introduzido o conceito de “Gestor do Drone” que permite que drones cadastrados por empresas possam ter gestores adicionados e removidos sem a necessidade de novo cadastro.
Noticias Anac – Assessoria de Imprensa