Artigos

Unidades da atenção primária continuam a desenvolver ações em alusão ao Novembro Azul

Palestras e rodas de conversa sobre saúde do homem e prevenção de doenças marcam atividades desta semana

Até o final deste mês, as equipes da atenção primária de Uberlândia realizarão várias atividades para reforçar a campanha Novembro Azul – período de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, como a prevenção do câncer de próstata.

Além das ações de cuidado e informação oferecidos periodicamente na rede, aqueles que compareceram às unidades de saúde neste mês poderão fazer avaliação com equipe multiprofissional, agendar consultas, solicitar exames conforme protocolos clínicos, receber orientações sobre prevenção do câncer de próstata, malefícios do alcoolismo e tabagismo, bem como dicas para uma vida sexual saudável, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis.

As ações nas unidades são para informar sobre a importância da prevenção e também desmistificar alguns procedimentos, segundo explicou a coordenadora da atenção primária, Karina Kelly de Oliveira. “Estamos preparados para recebê-los, orientar sobre todas as enfermidades e como preveni-las. Será um mês onde nosso foco será ainda mais na saúde masculina, reforçando a mensagem da importância da prevenção e dos hábitos saudáveis”, expôs.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que evolui lentamente. Sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais, é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.

Confira a programação das unidades de saúde nesta semana:

19 de novembro (segunda-feira)

AMBULATÓRIO DA UAI ROOSEVELT – 13h

Palestra educativa de conscientização com médico urologista e enfermeiras do Ambulatório. Apresentação de grupo Musical da comunidade.

UBSF TAPUIRAMA – 8h30

Palestrante com médico da unidade e bate-papo sobre vasectomia e disfunção erétil. Também acontecerá uma roda de conversa sobre Saúde Bucal.

21 de novembro (quarta-feira)

UBSF JARDIM BRASÍLIA I – das 8h às 17h

Consultas e agendamentos e realização de teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Tmbém haverá prática de auriculoterapia e sala de espera sobre temas variados.

22 de novembro (quinta-feira)

UBSF MINAS GERAIS – 8h

Café da manhã e ação com os seguintes nutricionistas, educador físico, médico e enfermeiras. São palestras sobre alimentação saudável e prevenção contra o câncer, alongamento, consultas de enfermagem e solicitação de exames conforme protocolo.

UBSF CUSTÓDIO – 9h às 11h

Palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), realização do exame PSA, sinais e sintomas que devem ser observados pelos homens maduros.

UBSF SHOPPING PARK I – 17h30

Roda de conversa sobre prevenção ao câncer de próstata e orientações de saúde bucal, distribuição de preservativos e panfletos, solicitação de exames preventivos de ISTs e PSA, além de teste de glicemia, avaliação antropométrica e aferição de pressão arterial e bate-papo com a nutricionista.

23 de novembro (sexta-feira)

UBSF MARTINÉSIA – 8h30

Roda de conversa sobre cuidados e importância da saúde bucal do homem.

UBSF LAGOINHA I e II – 15h

Grupo com orientações realizadas pelas assistentes sociais e salas de espera com os agentes de saúde com temas voltados à saúde do homem.

UBSF GRANADA I – 13h

Rodas de conversas, busca ativa, para conscientização e orientações da importância do autocuidado, e prevenção do câncer de próstata, bem como o cuidado integral da saúde.

FONTE: Secom PMU