De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Desse número, aproximadamente 65 mil casos acontecem anualmente em todo o continente americano. No Brasil, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano.
Buscando mudar esse cenário, foi criada em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco, que tem por princípio convidar as pessoas a pensarem o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
De acordo com a psicóloga Luciana Pires, as campanhas têm dado certo, visto que, as pessoas têm se interessado mais quando o assunto é saúde mental. “Tenho percebido um crescente procura da população pelo serviço que prestamos com a psicologia. Por isso, estamos fazendo grupos para falar com a população da importância de cuidar da saúde psíquica e como o tratamento psicológico pode auxiliar da promoção de saúde e bem-estar”, afirma Pires.
Durante todo o mês de janeiro, diversas ONGs, empresas e profissionais da saúde trabalham em prol da saúde mental de sua comunidade e, pensando nisso, a Missão sal da Terra está realizando ações, feita por profissionais de saúde, nas salas de espera das UBSFs em Uberlândia.
FONTE: Prelo Comunicação