Artigos

História de inovação e pioneirismo marca o Dia do Hospital

Com mais de quatro décadas, o Hospital Santa Genoveva é considerado o maior complexo hospitalar privado de Uberlândia e comemora no Dia do Hospital, celebrado em 2 de julho, os avanços e investimentos para 2018.

O complexo conta com 120 leitos operacionais para internação e a previsão é de inauguração de outros 72 novos leitos até o final do ano, projeto que contou com o investimento de R$ 20 milhões. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de internação para a comunidade e pacientes da região com um padrão de hotelaria que acompanhará o dos melhores hospitais do país. Além disso, contamos com a Tecnologia Evolutix de hospital inteligente, com controle do ambiente (temperatura, iluminação e televisores) e interação por meio de tablets do paciente com equipe médica e de enfermagem. Isso só é encontrado nos maiores hospitais do país”, conta o pediatra Gilson Fayad, presidente do Santa Genoveva.

Buscamos a excelência no que se refere à segurança dos pacientes e assistência médica, motivo pelo qual O Hospital já conta com a acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA  Nível 2.

Ainda focados na Qualidade e no cuidado centrado ao paciente, o Hospital Santa Genoveva entra em 2018 no processo de avaliação internacional com a metodologia Qmentum, uma acreditação internacional da Canadá Accreditation International (ACI). O programa de acreditação Qmentum avalia a qualidade e segurança pautadas nas melhores práticas mundiais. Dentro deste modelo há cinco prioridades: Governança Clínica; Transformação do Modelo Assistencial; Dimensões da Qualidade; Times de Trabalho; ROPs – Práticas Obrigatórias Requeridas, método pelo qual o hospital tem seus processos avaliados por profissionais externos gabaritados internacionalmente.

Primeiro no Transplante de Medula Óssea

O ano de 2018 está sendo de grandes conquistas para o Santa Genoveva. Em março deste ano, o Hospital foi responsável pelo primeiro Transplante de Medula Óssea em Uberlândia. O procedimento foi realizado em uma paciente que recebia tratamento de um câncer no sangue, o Mieloma Múltiplo.

Para receber autorização de realização do procedimento, foram feitas adequações físicas nas instalações do Hospital, que passou por uma série de avaliações do Ministério da Saúde e Serviço Nacional de Transplantes, com a criação de quatro novos leitos para que se pudesse oferecer este serviço. Os quartos, em setor de isolamento, contam com filtragem de ar com filtro HEPA, que remove vírus, bactérias ou fungos, além de filtros no sistema de água e chuveiros.

O Santa Genoveva tem o objetivo de tratar o paciente com câncer em sua integridade, oferecendo tratamento completo, desde exames de imagem, centro cirúrgico para realização de biópsias ou cirurgias, unidade de internação, centro de quimioterapia e agora Transplante de Medula Óssea.  Conta com enfermaria própria, com quatro leitos exclusivos para a realização do procedimento, enfermagem especializada e privativa, além de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e estomatologista.

Sala híbrida: tecnologia de ponta

Em 2015, o Complexo Hospitalar Santa Genoveva implantou a primeira sala híbrida de cirurgia. Com equipamentos para cirurgias de alta complexidade, a sala permite a realização de procedimentos com o uso de técnicas minimamente invasivas, com o máximo de precisão e alto nível de segurança. A principal característica é sua capacidade de atingir o melhor tratamento para cada paciente, tendo o benefício de um ambiente estéril e a possibilidade de realização de procedimentos híbridos (aberto e percutâneo) e conversões, quando necessário.

A sala híbrida representa um avanço tecnológico para a saúde de Uberlândia e região, principalmente para a área de radiologia intervencionista, neurocirurgia, e cirurgias cardíaca e de coluna. O espaço conta, ainda, com mesa cirúrgica que executa mais de 100 posições, além do sistema de radiologia AlluraClarity, que reduz em até 70% o índice de emissão de radiação em procedimentos.

Prelo Comunicação