Agenda Cultural

Livro com relatos de soropositivos de Uberlândia será lançando neste domingo (16)

Com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic), a atividade acontecerá no Espaço Cultural do Mercado Municipal, a partir das 10h

Fruto de um trabalho de graduação de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o livro-reportagem “O Laço Que Abraça” traz relatos de quatro pessoas que vivem com HIV em Uberlândia. Contemplados no edital do Pmic, da Prefeitura de Uberlândia, a publicação conta a história de quatro soropositivos, além de trazer dados científicos, de forma acessível e simples. A cerimônia de lançamento acontecerá neste domingo (16), às 10h, no Espaço Cultural do Mercado Municipal.  

Idealizado e produzido entre 2016 e 2017, o livro mostra uma realidade do HIV em Uberlândia dos últimos anos. “O princípio do livro é humanizar as pessoas soropositivas, além de acrescentar informações sobre o cenário uberlandense, dialogar com a prevenção e o estigma que ainda existe”, relata Bianca Mara Guedes, uma dos seis autores da publicação. 

O livro faz parte de um projeto que contempla publicações no Facebook e Instagram, que trazem informações sobre políticas públicas, serviços de assistência e suporte à soropositivos, além de dicas de produções audiovisuais sobre o HIV. “Sabemos que a internet acaba sendo um local mais democrático de acesso a informação. E com as fake news chegando na palma da nossa mão, queremos levar esse debate de qualidade para as redes sociais, buscando atingir o maior público possível”, afirma Bianca.  

No lançamento, além da exposição do livro, os autores, juntamente com convidados, irão relatar como foi o processo de produção e dialogar sobre a importância em se falar sobre o HIV. No local, será possível conferir o livro e outras produções do trabalho. ‘O Laço que Abraça’ estará disponível para venda na Amazon. Também é possível retirar na Biblioteca Municipal e na Biblioteca da UFU.  

Serviço

O que: Lançamento do livro O Laço que Abraça
Onde: Espaço Cultural do Mercado Municipal (R. Olegário Maciel, 255 – Centro)
Quando: Dia 16 de Fevereiro, às 10h

Entrada franca (lotação: 90 pessoas)