Agenda Cultural

Espetáculo Canto da Gente estreia hoje (17) no Teatro Municipal

Apresentação do grupo Emcantar integra programação do projeto Boca de Cena esta semana

Durante mais de duas décadas, eles encantaram públicos de diversos cantos do Brasil. Estima-se que mais de 350 mil pessoas já tiveram contato com alguma de suas apresentações. Nesta segunda-feira (17), a partir das 20h, o grupo Emcantar estreia seu mais novo trabalho, intitulado “O Canto da Gente”, no Teatro Municipal. O espetáculo abre a programação do projeto Boca de Cena esta semana.

Inspirada nos 22 anos do grupo, a apresentação remete à trajetória do projeto e reúne algumas das canções que ajudaram a credenciá-lo como um dos principais grupos de fomento social pelo viés da arte e da cultura livre, com cinco álbuns já lançados. Músicas como “Coração Civil”, de Milton Nascimento, e “A Roda”, de Marco Aurélio Querubim, ganham uma mistura de poesia, suavidade e elegância na voz de nove artistas, que subirão ao palco logo mais.

“É um espetáculo mais intimista, com um toque de requinte, nostalgia, que remonta a trajetória e ao repertório que ajudou a consagrar o grupo, trazendo também uma transformação, com maturidade. Será muito bonito e emocionante e esperamos que o público possa se reconhecer. Uma oportunidade para toda a família”, adiantou a atriz e diretora de comunicação do projeto, Maíra de Ávila.

Passaporte cultural

Atualmente, o Emcantar atende aproximadamente 500 crianças e adolescentes por meio de seus projetos sociais em escolas e com a comunidade em geral. Apenas para o espetáculo desta noite, 20 pessoas foram mobilizadas. Iniciado em Araguari, o grupo já passou por diversas regiões brasileiras, do interior do Rio Grande do Sul até Belém do Pará. Cidades como Uberaba (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO), Franca (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP) e Araraquara (SP) também já entraram na rota dos artistas.

Boca de Cena

“Canto da Gente” é o segundo espetáculo do Emcantar aprovado pelo projeto Boca de Cena, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que estimula as artes musicais e cênicas (dança, teatro e suas variações), com a valorização dos artistas locais. A escolha do Teatro Municipal como palco da estreia é uma forma de retribuir a cidade que abraçou o projeto desde a sua concepção.

“Acredito que não haveria lugar melhor para estrear. Iniciativas como o Boca de Cena dão essa oportunidade para mostrarmos nosso trabalho, e se apresentar em um espaço como o Teatro Municipal, sendo contemplados novamente, foi muito gratificante”, disse Maíra.

A programação do Boca de Cena continua durante a semana, com espetáculos na terça-feira (18) e na quarta-feira (19), no foyer e no palco italiano do Teatro Municipal. Nomes como Enzo Banzo, Orquestra Philarmônica de Uberlândia e o espetáculo “O Barqueiro” integram a agenda do projeto.

Prestigie!

O quê: Espetáculo Canto da Gente, grupo Emcantar

Quando: segunda-feira (17), às 20h

Onde: Teatro Municipal de Uberlândia, 7070, bairro Tibery

Ingresso: espaço G, situado na rua Bernardo Guimarães, 710, Fundinho, ou pelo site

Secom / PMU