Programação se estende até domingo (21) com mais de 80 atrações gratuitas em vários pontos da cidade
Durante sete dias, Uberlândia será o destino comum de mais de 500 artistas de vários cantos do país, que se reunirão para a 26ª edição do Festival de Dança do Triângulo – “Encontros: razão, emoção e cena”. Totalmente gratuita, a programação será aberta hoje (15), a partir das 17h30, com o palco livre no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Shopping Park.
Há 18 anos, o diretor artístico Fábio Vladimir trabalha com jovens com necessidades especiais por meio do projeto Dançando com a Vida. É pelo viés da arte que mais de 60 pessoas traduzem coreografias, ritmos e linguagens corporais em inclusão social. A partir desta segunda-feira, ele se junta a outras mais de 80 atrações gratuitas que poderão ser prestigiadas pelo público esta semana na cidade.
“O Festival de Dança tem um papel fundamental nesse quesito, de promover a inclusão. Precisamos incluir todas as pessoas no circuito cultural e espero que essa apresentação faça com outros queiram participar”, adiantou o dançarino, que prepara coreografias de samba, dança de salão, de rua e balé para logo mais.
Palcos livres
Sob o compromisso de fazer da dança onipresente e torná-la acessível para todas as pessoas, o festival leva atrações gratuitas para diferentes lugares de Uberlândia por meio dos palcos livres. Além do CEU Shopping Park, locais como o Pratic Shopping do Terminal Central, praça Clarimundo Carneiro e Uberlândia Shopping também integram a programação itinerante nos dias 17, 18 e 19, sempre das 17h30 às 19h. Para conferir o cronograma completo dos palcos livres, clique aqui.
Abertura oficial
No Teatro Municipal, as apresentações iniciam na terça-feira (16), a partir das 20h, com o show do grupo Udi Jazz Big Band. Após a cerimônia de abertura oficial, a atração fica por conta do espetáculo “Pretérito Imperfeito”, da Cia Mimulus, de Belo Horizonte, uma das companhias convidadas para esta edição.
“Teremos mostras de várias cidades de Uberlândia e região, espetáculos de São Paulo, Goiânia e duas convidadas de Belo Horizonte. São fatores que contribuem para uma diversidade muito maior, com mais público e aprimoramento da qualidade das apresentações”, destacou a coordenadora do setor de dança da Secretaria de Cultura, Ananda da Costa Viana.
Entradas gratuitas, porém limitadas
Sob realização da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Cultura, o 26º Festival de Dança do Triângulo – “Encontros: razão, emoção e cena” acontece até o dia 21 de outubro, no Teatro Municipal. Apesar de gratuitas, todas as atividades no local são sujeitas à lotação, por isso é importante que o público chegue com antecedência. Para conferir a programação completa,
SECOM – PMU