Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Ações para a comunidade marcam o mês prevenção da hanseníase

Posted on 17 de janeiro de 2019

Atividades promovem divulgação sobre os sinais e sintomas da doença ainda no início, bem como tratamento e cura

Manchas dormentes de cor esbranquiçada, avermelhada ou parda são um dos principais sintomas da hanseníase – doença crônica e transmissível que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. Para divulgar a importância dos sinais e sintomas ainda no início, bem como tratamento e cura, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica os trabalhos com a comunidade em alusão ao Janeiro Roxo, marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase (27).

As ações acontecem de 21 a 25 de janeiro em todas as unidades de saúde da rede. Para marcar a abertura dessa semana especial, as equipes das UBSFs Lagoinha I e II realizarão uma blitz educativa. Das 8h às 10h, os profissionais estarão na rua Pio XII com a avenida Coronel Antônio Alves orientando a população.

“A mobilização é direcionada àqueles que vivem na região e também a quem passa por ali. O objetivo é alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas, incentivar a procura precoce pelos serviços de saúde e mobilizar os profissionais quanto a busca ativa de casos novos”, contou a coordenadora de uma das equipes da unidade, Kênia Silva Santos.

Durante toda a semana, as unidades também farão orientações nas salas de espera de consulta e abordagens técnicas com os pacientes no decorrer das atividades diárias das equipes. O fechamento da semana acontece na sexta-feira (25), das 14h às 16h, também com uma blitz educativa com as equipes das UBSFs São Gabriel, Campo Alegre e São Jorge IV. Também será exibido um filme educativo sobre sinais e sintomas nos terminais de ônibus (Central/ Umuarama/ Santa Luzia/ Planalto/ Industrial e Novo Mundo).

Sobre a doença

A hanseníase é causada por um parasita (Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen) que ataca a pele e os nervos em volta da área afetada. É infecto-contagiosa e se manifesta principalmente por meio de lesões na face, mãos, braços, pernas, costas e pés. Dor, sensibilidade, aparecimento de manchas brancas e vermelhas, dormência e perda de força nos músculos são alguns dos seus principais sintomas.

Ainda que o tempo de multiplicação do bacilo seja lento (em média de 11 a 16 dias), o parasita pode permanecer no organismo humano de 2 a 7 anos. É transmitido de uma pessoa por via respiratória (espirro e tosse), especialmente por meio do convívio íntimo e prolongado.

Sinais e sintomas:

– Áreas na pele que ficam secas, sem pelo, sem suor e com perda de sensibilidade;

– Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, e caroços na pele;

– Dormência e/ou formigamento, que podem ser percebidos como coceiras, ardência, em qualquer parte do corpo, principalmente em pés e mãos;

– Dor nos nervos responsáveis pela sensibilidade e a força nos braços e pernas;

O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença. Se não tratada, a enfermidade pode provocar incapacidades físicas que podem evoluir para deformidades nos pés, olhos e mãos. O tratamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde da rede pública.

FONTE: Secom PMU

Últimos Posts

  • Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall chegam a Uberlândia com “Um Dia Muito Especial”
  • Suspeito é contido por populares após tentar roubar moto com réplica de arma em Uberlândia
  • Unidades da Hemominas terão funcionamento alterado durante o feriado do Dia de Tiradentes
  • 28,8 milhões de brasileiros têm deficiência visual, diz pesquisa
  • Áudios longos, reuniões e chamadas: estamos falando mais e pior? Especialista alerta para sobrecarga vocal na era digital

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme