Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Programa IST/Aids reforça importância da prevenção no período de fim de ano e férias

Posted on 28 de dezembro de 2018

O período do fim ano somado com o início do verão e as férias de janeiro são momentos que exigem muito cuidado com a saúde. Além de redobrar a atenção com os dias quentes e com o cartão de vacinas, também não pode deixar de lado a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A preocupação deve existir no ano e para todos que já iniciaram a vida sexual. Mas, como os jovens têm apresentado menos hábito de usar preservativos e maior índice de contágio pelo HIV, a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Claudia Spiradelli, faz o alerta.

“Houve aumento de casos entre os jovens de 16 a 29 anos. Durante todo o ano realizamos orientações nas unidades de saúde e ações em empresas e universidades para ressaltar as formas de prevenção e as consequências quando não há a prevenção. Além disso, também aconselhamos sobre a importância do teste rápido, que é gratuito e sigiloso. Quanto mais cedo diagnosticado a presença do vírus, melhor para o tratamento do paciente”, alertou a coordenadora.

Acolhimento

 

Além da distribuição de preservativos, visitas domiciliares e palestras, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de acompanhamento clínico nas unidades de saúde e oferece no Ambulatório Herbert de Souza o teste rápido para detectar a presença do vírus HIV e das Hepatites B e C.

 

Ao contrário do exame sorológico, que demora até dois dias para obter resposta, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com o reagente.

Em casos que o resultado é positivo na primeira amostra, é realizada uma nova testagem com outro reagente. Se a segunda coleta apontar resultado negativo, um terceiro teste é feito e encaminhado para uma verificação mais apurada em laboratório.

Para os interessados em fazer o teste rápido, não é necessário agendamento prévio para o atendimento. Basta se dirigir ao Ambulatório Herbert de Souza, na rua Avelino Jorge Nascimento, 15, bairro Roosevelt, e apresentar a Carteira de Identidade. O exame é sigiloso e pode ser feito diariamente, das 7h às 11h ou das 13h às 16h.

 

Ambulatório Herbert de Souza 

O Ambulatório Herbert de Souza é a unidade referenciada para atender portadores do vírus HIV/Aids, de hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Além dos testes gratuitos de HIV, também são oferecidos no ambulatório exames para sífilis e hepatites virais, bem como o acompanhamento, tratamento e orientações aos pacientes da rede.

Para mais informações, ligue (34) 3215-2444 ou procure a unidade, localizada na  rua Avelino Jorge do Nascimento,15, bairro Roosevelt.

Fonte: Secom-PMU

Últimos Posts

  • Partida entre Flamengo e Bahia no próximo domingo terá campanha para torcedores sobre a importância da vacinação
  • Polícia Civil conclui investigação de acidente com lancha que deixou seis mortos em Sacramento
  • Motociclista morre após perder o controle e bater de frente com carro na LMG-095, em Uberlândia
  • Dentil/Praia Clube encara Sesc Flamengo no Maracanãzinho em busca da vaga na final da Superliga
  • Hapvida promove evento para impulsionar inovação em saúde e novas parcerias

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme