Cada local será responsável pelo acompanhamento das famílias e por ações de promoção da saúde e prevenção
Por determinação do prefeito Odelmo Leão, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Pequis e Monte Hebron serão colocadas em funcionamento para a comunidade. Cada unidade terá uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), oferecendo acolhimento mais perto da população dos dois bairros.
“Colocar as duas unidades em funcionamento para atender a comunidade sempre foi uma das nossas prioridades. Mas era preciso ter condições, já que elas foram entregues totalmente desequipadas. Com muito trabalho, conseguimos realizar a compra de vários itens e materiais que nos permitem, agora, oferecer um bom atendimento a todos”, explicou o prefeito Odelmo Leão.
Além da montagem das unidades, haverá a contratação, por meio da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), de novos profissionais. O edital foi aberto em novembro e as inscrições se encerram no último dia 9. A prova será realizada dia 13 de janeiro.
Equipes PSF
Cada equipe do Programa de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, auxiliar e agentes comunitários de saúde. As equipes de PSF são responsáveis pelo acompanhamento das famílias e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, bem como a manutenção da saúde da população.
Além do atendimento na unidade, as equipes também realizam a busca ativa da população por meio das visitas domiciliares, realizadas pelos agentes comunitários de saúde. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos e facilitam a identificação e o acolhimento da comunidade de maneira permanente.
FONTE: SECOM PMU