Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Uberlândia sedia debate sobre desastres ambientais

Posted on 9 de abril de 2019

Nos dias 9 e 10 de abril, a Uniube Uberlândia em parceria com o Instituto de Ciências Criminais (IBCCrim) e a Liga de Direito dos Negócios de Uberlândia (Ligare) promovem, na sede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a mesa de estudos e debates intitulados “Desafios da Proteção do Meio Ambiente pelo Direito: Exploração do Solo e Responsabilização pelos Desastres Mineradores”. O evento contará com a presença de palestrantes e debatedores, que vão discutir assuntos ligados ao Direito, em especial, ao Direito Penal em relação à proteção do meio ambiente, envolvendo as últimas tragédias com barragens em Minas Gerais.

Em 2015, uma barragem que armazenava 55 bilhões de litros de rejeitos de minério de ferro rompeu na cidade de Mariana (MG). Ao todo, 32 bilhões de litros de rejeitos foram lançados no meio ambiente, percorrendo um caminho de 537 quilômetros. Três anos depois, uma barragem na cidade de Brumadinho (MG) despejou mais 8 bilhões de litros de rejeitos no meio ambiente, após o rompimento.

“O Estado de Minas Gerais presenciou duas grandes tragédias provocadas pela exploração de minério em seu território, de tal modo que as consequências para as vítimas e para o meio ambiente são imensuráveis”, afirma a professora do curso de Direito da Uniube Uberlândia e organizadora do evento, Marília Freitas Lima.

O evento é gratuito e aberto ao público. A programação completa e a inscrição para garantir a emissão de certificado estão no site do IBCCrim.

Serviço

Mesa de Estudos e Debates: Desafios da Proteção do Meio Ambiente Pelo Direito: Exploração do Solo e Responsabilização Pelos Desastres Mineradores

Data: 09 e 10/04 (terça-feira e quarta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Auditório 5R da Universidade Federal de Uberlândia. Av. João Naves de Ávila, 2121.

Fonte: Prelo Comunicação

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Ocorrências policiais: furtos, prisões e recuperação de veículos marcam o dia em Uberlândia.
  • Hemominas abre unidades no sábado (14/6), Dia Mundial do Doador de Sangue
  • Deputada federal Ana Paula Leão participa de audiência no DER/MG para tratar de melhorias viárias em Minas Gerais
  • Com apoio da Prefeitura, 31º Campeonato Rural tem decisão entre Martinésia e União Santa Maria neste domingo (15)
  • PRF recupera caminhão e parte de carga furtada em Monte Alegre de Minas; um homem é preso por receptação.

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2025 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme