Novo triturador contribuiu para o aumento de 17 para 40 toneladas na comercialização do produto
O trabalho das associações parceiras do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) na coleta seletiva contabiliza mais um resultado positivo. A boa notícia fica por conta do aumento da destinação correta de vidros. Graças à instalação de um triturador, a quantidade passou de 17 para 40 toneladas comercializadas por mês, um aumento de 135%.
Anteriormente, o trabalho era realizado de maneira manual pelos próprios integrantes das associações. Agora passou a ser feito com uma máquina que tritura os vidros, facilitando o acondicionamento e melhorando a qualidade do produto para comercialização. Com este processo, a quantidade de material triturado mais do que dobrou, passando de uma média de 17 toneladas por mês para 40 toneladas de vidro.
O triturador está instalado na Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), uma das parceiras do Dmae. De acordo com João Batista dos Passos, presidente da associação, o vidro triturado traz diversos benefícios e facilidades para a comercialização, sem contar a maior segurança na operação. “Além de aumentar a quantidade de produto comercializado, outro ponto positivo é valorização do material. Quando comercializamos ele neste estado, é possível negociar valores mais altos, já que o material representa menos gastos para as empresas de reciclagem”, explicou. Atualmente o vidro triturado é vendido a R$ 0,10 por quilo.
A intenção é expandir a estrutura para outras associações, levando ao menos uma esteira e um triturador para cada uma. Além da Arca, também coletam vidros a Coru, a Assotaiaman e a Arbe.
Descarte
O descarte correto, além da preservação do meio ambiente, é também fonte de renda para os recicladores. O vidro pode ser recolhido pela Coleta Seletiva do Dmae, (que já atua em 29 bairros da cidade) ou ser deixado nas associações parceiras na coleta e Ecopontos da Prefeitura. Para saber o endereço das associações parceiras na coleta seletiva, basta acessar o portal do Dmae, entrar em contato com o Dmae por por meio do Facebook ou no atendimentodmae@uberlandia.mg.gov.br.
FONTE: Secom PMU