Uberlândia

UAI Pampulha é a primeira de Minas com acreditação nível 2 da ONA

Unidade municipal de saúde administrada pela Missão Sal da Terra recebeu certificação de qualidade no último mês

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Pampulha recebeu, no último mês, a acreditação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA)*. O certificado atesta que a unidade atende aos critérios de segurança exigidos e apresenta gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. Questões que a Prefeitura de Uberlândia, em conjunto com a Missão Sal da Terra, responsável pela administração da UAI, busca permanentemente para aperfeiçoar a assistência em saúde, estimulando assim que padrões mais elevados na atenção à comunidade sejam estabelecidos.

“É muito importante oferecer à população um acolhimento de acordo com o definido por órgãos importantes como a ONA, que preza pela credibilidade na Saúde. Seguimos em frente, sem parar, porque nosso foco é restabelecer e aprimorar o serviço, fazendo com que todas as unidades sejam acreditadas e ofereçam um atendimento ainda melhor ao povo de Uberlândia”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Outras unidades acreditadas em Uberlândia

Além da UAI Pampulha, a unidade do bairro São Jorge (nível 1) e o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (nível 2) também são acreditadas pela organização. A habilitação recebida pelo Hospital Municipal atesta Uberlândia como a única cidade do Triângulo Mineiro com hospital público reconhecido no Brasil pelos serviços prestados. Já o conferido à Uai Pampulha consagra a unidade como a primeira da categoria com a certificação em Minas Gerais.

O prefeito Odelmo Leão acrescentou que essa conquista, somada às outras, reforça a busca dos profissionais do Município pela excelência no cuidado às crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Se hoje temos unidades reconhecidas por entidades e pelo segmento, se tem servido como modelo por suas boas práticas e trazido benefícios ao nosso povo, posso dizer que é graças a um trabalho sério, ao esforço dos profissionais e à transparência de uma gestão comprometida com a comunidade”, destacou Odelmo Leão.

Parceria

A parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e a Missão Sal da Terra existe desde 2007, quando a administração da UAI São Jorge passou a ser administrada pela organização. Atualmente, além da unidade do São Jorge e do Pampulha (pronto-socorro e ambulatórios), também são administradas 21 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do setor sul.

Para a enfermeira e responsável técnica de enfermagem da Uai Pampulha, Ceci Fagundes, o pioneirismo nas certificações, no que diz respeito à Unidade de Atendimento Integrado no estado, só foi possível pelo espírito de equipe. “A certificação nível 2 é resultado do engajamento dos nossos colaboradores, com união e cooperação. E quem acaba ganhando com isso são os nossos pacientes, que recebem atendimento ainda mais humanizado e seguro”, afirma Ceci.

Segundo o Superintendente de Saúde na Missão Sal da Terra, Ricardo Borges, a mais nova conquista mostra que, não só a UAI Pampulha, mas toda a Missão está avançando no que diz respeito à qualidade no atendimento. “Hoje somos reconhecidos como case de sucesso, tanto na atenção primária, quanto na atenção secundária. Por isso, tenho certeza que essa certificação, por mais importante que seja, é uma conquista que nos faz querer superar outros desafios”, contou.

*Sobre a ONA

Com atuação sem fins lucrativos em âmbito nacional, a ONA trabalha pela implantação de um processo permanente de aperfeiçoamento da assistência ao paciente. Sua metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua) associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A metodologia da organização possui normas de avaliações para 16 diferentes tipos de serviços para saúde. A certificação das unidades de saúde é realizada por organizações externas de auditorias independentes, credenciadas para certificar os requisitos pré-definidos por uma metodologia da Organização Nacional de Acreditação. De acordo com o site da ONA, até julho desse ano foram 700 serviços acreditados em instituições de saúde sendo eles: 307 hospitais; 144 ambulatórios; 83 laboratórios, entre outros.

Fonte: Secom PMU