Uberlândia

Trinta novos ônibus são entregues à população de Uberlândia

Veículos irão substituir antigos em operação no transporte público da cidade

Trinta novos ônibus foram entregues à população pelo prefeito Odelmo Leão na manhã desta sexta-feira (17), durante solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal. Os veículos zero quilômetro da Viação Sorriso de Minas substituirão veículos em operação (que serão remanejados ou enviados para a reserva). O anúncio garante, na prática, a continuidade do trabalhado de renovação da frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT), conferindo mais conforto aos usuários do transporte público em Uberlândia.

.

No total, cerca de 14 bairros do setor Oeste serão beneficiados diretamente com a chegada dos veículos zero quilômetro.  Os ônibus novos irão operar em linhas como A120, A121 e A122, A143 e I451, por exemplo. As linhas contempladas nas mudanças foram escolhidas a partir de um estudo técnico realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) em conjunto a concessionária, que é uma das três empresas que operam no transporte público da cidade.

O SIT

Atualmente, são 442 veículos disponíveis para o transporte público em Uberlândia. Com a chegada desses novos ônibus, o Município segue com o programa de renovação da frota. “O transporte público é um serviço essencial para o povo e, portanto, também uma das nossas prioridades. Temos trabalhado, apesar das dificuldades, para melhorar cada vez mais nosso sistema. Esses veículos irão garantir mais qualidade, comodidade e segurança ao serviço utilizado especialmente pelos trabalhadores”, destacou o prefeito Odelmo Leão, revelando que outros novos veículos serão entregues em breve.

Eficiência e conforto

Com o investimento da Viação Sorriso de Minas, estimado em aproximadamente R$ 10 milhões, os 30 ônibus entregues são do estilo ‘padron’ (para acomodação de cerca de 90 passageiros cada um). Todos eles têm motor automático e novo sistema de frenagem. Características que garantem aos veículos baixo ruído e baixo consumo de combustível. Ou seja, eles são menos poluentes e garantem mais eficiência energética.

“A preocupação é em atender da melhor forma possível o usuário do transporte público e a renovação da frota integra a proposta de seriedade do trabalho da prefeitura com o transporte público. Acreditamos que, até a primeira quinzena do próximo mês chegarão mais 30 veículos,” afirmou o secretario municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

O diretor-geral da Viação Sorriso, Juliano Gulin, também ressaltou a parceria com o Município e a importância da entrega. “É uma renovação necessária para manter a cidade de Uberlândia no patamar que ela merece, uma vez que é um dos requisitos da administração municipal. Agora, os ônibus receberão os validadores, câmeras internas e acredito que em 15 dias os veículos estarão em operação”.

Referência Nacional

Em 2008, Uberlândia foi a primeira cidade do Brasil a ter 100% da frota de ônibus acessível e todos os novos veículos respeitam os critérios de acessibilidade, sendo equipados com elevadoreseletro-hidráulico. “Quando falamos de acessibilidade, nossa cidade é uma referência. Há dez anos, conquistamos esse avanço e vamos mantendo esse trabalho de inclusão da pessoa com deficiência no transporte coletivo”, salientou Idari Alves, diretor de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de Uberlândia.

Secom PMU