Uberlândia

Terminal Dona Zulmira recebe serviços de concretagem

Ao todo, mais de 30 m³ de concreto serão utilizados nas vigas de fundação da estrutura

Quem passa pelo bairro Jardim Patrícia já consegue perceber que o cenário está mudando. Trata-se das obras do Terminal Dona Zulmira. Com a supervisão da Secretaria Municipal de Obras, a equipe da Sigma Engenharia, empresa vencedora da licitação, começou, nesta semana, a concretagem das vigas baldrame, também conhecidas como viga de fundação. A ordem de serviço do novo equipamento foi assinada pelo prefeito Odelmo Leão em outubro do ano passado.

Para chegar até esta fase, os operários tiveram que concluir a perfuração das brocas, a colocação de todas as ferragens, a amarração e o nivelamento das mesmas. Mais de 30 m³ de concreto, o que equivalente a cerca de quatro caminhões, serão utilizados nesse momento. Finalizado o processo de concretagem, a estrutura e os muros da plataforma já serão iniciados. A terraplanagem, a topografia, o gabarito de locação e a instalação do reservatório de água também estão concluídos.

“Este será o sétimo terminal da cidade que deve beneficiar mais de 60 mil moradores dessa região. A mobilidade é uma das prioridades do prefeito Odelmo e vamos continuar trabalhando para entregar diversas outras intervenções”, disse Norberto Nunes, Secretário Municipal de Obras.

Estrutura

O sétimo terminal da cidade contará com 5,3 mil m², sendo 3 mil m² de área construída. Localizado na avenida Aspirante Mega, esquina com a avenida José Fonseca e Silva, a obra beneficiará diretamente mais de 60 mil habitantes dos bairros Taiaman, Jardim Patrícia, Tocantins, Guarani e Dona Zulmira.

O investimento é um financiamento do Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, firmado durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão (2009-2012) e retomado recentemente no âmbito do Uberlândia Integrada I e II. Esse recurso tem caráter vinculado e só pode ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.

Fonte: Secom PMU