Melhorias abrangem várias frentes e vão garantir preservação do patrimônio público dedicado à arte
Expoente da produção cultural e cartão-postal de Uberlândia, o Teatro Municipal segue mais valorizado do que nunca. A Prefeitura de Uberlândia começou a executar, nos últimos dias, uma ampla reforma geral e da estrutura cenotécnica do espaço. Esta é a primeira grande revitalização desde que o templo cultural foi inaugurado em 2012 pelo prefeito Odelmo Leão.
O líder do Executivo explica que a reforma é mais uma evidência do cuidado da gestão municipal com as diversas manifestações artísticas. “Quando inauguramos o Teatro Municipal em 2012, esperávamos que ele fosse a casa da arte em Uberlândia. Com uma gestão responsável, conseguimos viabilizar a primeira grande reforma do espaço. Tudo isso porque acreditamos que a cultura é capaz de modificar positivamente a vida do nosso povo”, destacou.
A revitalização é feita pela empresa vencedora da licitação, Megaforte Engenharia e Construções Eireli. Os trabalhos têm sido intensificados para aproveitar o período de férias coletivas dos servidores do espaço e o valor total do investimento é de R$ 84 mil.
Na parte cenotécnica, a manutenção começou no último dia 22 de janeiro e será finalizada nesta sexta-feira (1). As melhorias abrangem toda a parte mecânica e elétrica do palco, incluindo varas elétricas e manuais; regularizadores verticais e horizontais; elevador de orquestra; e todas as cortinas que permitem projeções em fundos preto e branco, além da segurança em caso de incêndios, entre outros.
Já os demais serviços deverão ser concluídos ao longo dos próximos meses. Público, artistas e servidores desfrutarão de melhorias de regularização nos pisos do palco, subsolo, térreo e primeiro piso; portão do palco externo; reajustes nas portas; reposição da cobertura da casa das máquinas; e toda estrutura elétrica, incluindo luzes de serviço, sinalizadores e iluminação externa.
Estrutura e funcionamento
O Teatro Municipal, inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão em 2012, dispõe de uma área interna com 819 poltronas – incluindo algumas destinadas a obesos e deficientes físicos -, além da área externa que fornece capacidade para mais 20 mil pessoas. Em uma área total de 67 mil metros quadrados, possui cinco mil metros quadrados de área construída
O palco funciona com duas funções distintas: a primeira de servir ao teatro propriamente dito, em sua função tradicional. A outra, mais vanguardista, abre espaço para espetáculos populares. O palco pode ser aberto para a parte externa do teatro, transformando-se num grande anfiteatro com capacidade para mais de 20 mil pessoas. Em 2018, mais de 114 mil pessoas contemplaram os mais de 200 espetáculos que ocorreram no local.
FONTE: Secom PMU