Em 2026, período festivo acontece entre os dias 16 a 18 de fevereiro
Os Cartórios de Notas e de Registro mineiros terão alterações em seus horários de funcionamento em razão do feriado de Carnaval, que em 2026 ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Por serem serviços essenciais à população, a Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG) orienta que os cidadãos se informem com antecedência sobre o expediente das unidades em seus municípios.
As mudanças seguem as determinações do Tribunal de Justiça estadual e da Corregedoria local. Os Cartórios mineiros estarão fechados na segunda (16) e na terça-feira (17), com reabertura na quarta-feira (18), a partir das 12h. De forma geral, a maioria dos estados brasileiros adota ponto facultativo na segunda-feira e na quarta-feira até o meio-dia, mantendo o feriado na terça-feira de Carnaval.
Mesmo durante o feriado, os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais devem manter plantões para a realização de registros de nascimentos e óbitos, garantindo a continuidade de serviços essenciais à população.
“A atuação dos Cartórios é constante na vida dos cidadãos, conferindo direitos e solidez jurídica em diversas fases. Em épocas de feriado, a consulta prévia ao Cartório da sua localidade é a melhor estratégia para evitar contratempos e garantir que os serviços sejam prestados com ordem e eficácia”, declara o presidente da Serjus-Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto.
Com 2.556 Cartórios distribuídos em todos os municípios e distritos do estado, a Serjus-Anoreg/MG reforça a importância do planejamento prévio para quem necessita de serviços como escrituras públicas, testamentos, registros de imóveis, casamentos, registros de documentos e de pessoas jurídicas, entre outros atos notariais e registrais.
Sobre a Serjus-Anoreg/MG
Fundada em 18 de março de 1936, a Serjus-Anoreg/MG é a mais importante entidade dos notários e registradores do Estado de Minas Gerais. Com 89 anos e cerca de mais de 3.000 associados, tem como principal missão: valorizar a atividade dos notários e registradores junto à sociedade. Tudo o que diz respeito à classe direitos, prerrogativas e interesses torna-se bandeira de luta da Serjus-Anoreg/MG.
Assessoria de Imprensa do Serjus-Anoreg/MG
Assessores de Comunicação: Alexandre Lacerda e Viviane Ferreira
