Uberlândia

Semana de Ciência e Tecnologia aborda combate às desigualdades

Abertura oficial em Uberlândia acontece amanhã (16); Iniciativa é fruto de uma cooperação entre Prefeitura Municipal, UFU e IFTM

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT Uberlândia 2018 começa oficialmente amanhã (16) com diversas ações em torno do tema “Ciência para a redução das desigualdades”. Os eventos seguem até o dia 23, elaborados com base no décimo objetivo da Agenda 2030* das Organizações das Nações Unidas (ONU), cuja meta é reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Em Uberlândia, a iniciativa é fruto da cooperação entre a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Importância da Semana

Considerados como valiosos para a humanidade, os avanços da ciência e da tecnologia ainda são desconhecidos por muitas pessoas. Diante das diversas vertentes de mídias sociais contemporâneas, esse conhecimento não pode se limitar única e exclusivamente à educação formal. Neste contexto, a SNCT fomenta interações sociais e culturais, com foco na formação de cidadãos cada vez mais emancipados e conscientes. O objetivo é divulgar e fazer com que o conhecimento seja popularizado para os mais variados públicos, aproximando-os do saber científico.

Trata-se ainda de oportunidades para ofertar meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a sociedade a discutir as implicações sociais da ciência. Isto é possível graças à união de parceiros representados por órgãos governamentais, instituições de ensino, empresas e entidades da sociedade civil.

A Semana em Uberlândia

A primeira edição da SNCT em Uberlândia ocorreu em 2008 (segundo mandato do prefeito Odelmo Leão) ampliando o ambiente científico na cidade, graças à parceria entre a PMU, a UFU e o IFTM. Desde então, diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade local têm sido realizadas, como atividades em escolas, feiras de ciências, eventos lúdicos, workshops, seminários, oficinas e palestras.

Participação da Prefeitura de Uberlândia na SNCT

A PMU participa em duas frentes da Semana, por intermédio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Uma delas é na organização e na operacionalização dos eventos, além da captação de recursos e da divulgação para a imprensa, escolas e empresários. Outra frente é a participação das escolas municipais com feiras de ciências e visitação em eventos.

Programação geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT Uberlândia 2018

– Feira Acadêmico-cientifica do IFTM

– Quando: Segunda (15) e terça-feira (16)

– Local: IFTM Campus Fazenda

– Abertura oficial da SNCT Uberlândia 2018

– Quando: Terça-feira (16) – 14h

– Local: Auditório do Dmae, avenida Rondon Pacheco, 6.400, bairro Tibery

– Brincando e Aprendendo

– Quando: Quarta (18) e quinta-feira (19) – 8h às 11h e 13h às 17h

– Local: Ginásio de Esportes da UFU – Campus Santa Mônica – Bairro Santa Mônica

– Astronomia no Parque

– Quando: Domingo (21) – 18h às 22h

– Local: Parque Gávea

– Feira Ciência Viva

– Quando: Segunda (22) e terça-feira (23) – 8h às 11h e 13h às 17h

– Local: Ginásio de Esportes da UFU – Campus Santa Mônica – Bairro Santa Mônica

Fonte: Secom PMU