Equipe de Araguari acompanhou hoje (7) edição do programa realizado em Uberlândia
O programa Justiça na Escola é uma referência na promoção de cidadania nas unidades de ensino de Uberlândia. Prova disso é a presença de uma equipe da cidade de Araguari em Uberlândia nesta terça-feira (7) para conhecer melhor as diretrizes da iniciativa. Os profissionais da cidade vizinha, membros de setores educacionais e judiciários, acompanharam a edição do projeto realizada na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, no bairro Nossa Senhora das Graças.
“Tomamos conhecimento do programa e temos a intenção de reproduzir os trabalhos em nossa cidade. É uma contribuição na prevenção de problemas envolvendo assuntos como o da segurança”, disse o psicólogo Luís Carlos Albuquerque, um dos membros da equipe de Araguari.
O Justiça na Escola promove a aproximação entre a comunidade escolar e o poder judiciário. A ação foi criada com o intuito de melhorar o ambiente estudantil e visa conscientizar a comunidade em relação a seus direitos e deveres. A cada edição são ministradas palestras e realizadas mesas-redondas com temas pertinentes às famílias, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), disciplina escolar, importância do Conselho Tutelar, atos infracionais, convivência familiar e comunitária e combate à violência e às drogas.
“O programa tem o mérito de mostrar o quanto a justiça e a educação caminham juntas. É importante entendermos que o Judiciário é nosso parceiro no dia a dia”, afirmou a diretora da escola Ladário Teixeira, Valéria Maria Costa.
A ação é realizada graças a uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, Vara da Infância e Adolescência, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Superintendência Regional de Ensino, Conselho Tutelar e ONG Pontes de Amor.
Fonte: Secom PMU