Os profissionais da saúde do Ambulatório Municipal de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza (DST/Aids) intensificam, a partir desta segunda-feira (25), as atividades de orientação, prevenção e conscientização à população sobre as infecções sexualmente transmissíveis. A ação da Secretaria Municipal de Saúde acontece às vésperas das festas de Carnaval, para que todos aproveitem o feriado prolongado com muita informação e segurança.
De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a reflexão sobre o tema nesta época do ano é fundamental. “O carnaval é um período de festa, as pessoas estão mais abertas para se relacionar. É importante que neste momento a população não se descuide. E as pessoas que tiveram relação sexual desprotegidas realizem os testes rápidos ou sorológicos. Porque, além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Por isso, é importante a orientação, a prevenção e também o diagnóstico precoce. Lembrando que a rede oferece tratamento e algumas infecções têm cura, como a sífilis”, destacou.
As atividades começam na segunda-feira (25), com o teste rápido pra a sífilis –uma infecção sexualmente transmissível (IST), que tem tratamento. Os profissionais do ambulatório estarão na praça de alimentação do Pratic Shopping (Terminal Central), das 16h às 19h30.
Na terça-feira (26), as atividades serão na Oficina Cultural, das 18h às 19h30. Além do teste rápido para sífilis, também serão oferecidos testes para HIV e hepatites A e B. Na quarta-feira (28), é a vez dos servidores da Saúde e participantes da tradicional caminhada SaUDI chamarem a atenção dos usuários do Parque do Sabiá, a partir das 18h30, sobre o tema. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.
Ainda segundo a coordenadora do Programa, além dessas ações, também haverá distribuição de preservativos na Rodoviária e em algumas empresas que pediram apoio com o material.
“Buscamos envolver todos. Informamos, orientamos e mostramos para as pessoas tudo que está relacionado às causas e consequências das doenças, para que elas também possam ser multiplicadoras desse processo”, reforçou Cláudia Spirandeli.
Acolhimento integral
O ambulatório Herbert de Souza notificou no ano passado 300 casos de sífilis em adultos, 155 em gestantes e 87 congênitas (transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação). Em relação ao HIV/Aids, foram 531 novos casos.
Referência no tratamento das ISTs, o ambulatório oferece acompanhamento multidisciplinar aos pacientes. Além do atendimento, também é oferecido o teste rápido para as ISTs, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue.
O exame é gratuito, sigiloso e pode ser feito durante todo o horário de expediente do ambulatório (7h às 12h e 13h às 16h30), que fica na rua Avelino Jorge Nascimento, 15, bairro Roosevelt. Não é necessário agendar o exame. Basta comparecer ao local e apresentar a Carteira de Identidade
Fonte: Secom-PMU