Cerca de 50 mil mudas de 75 tipos diferentes já estão no viveiro à espera do plantio; outras 30 mil chegam nas próximas semanas
Cerca de 50 mil mudas já estão no viveiro do Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) à espera do plantio. Outras 30 mil espécies devem chegar nos próximos dias, vindas da cidade mineira de Dona Euzébia, na Zona da Mata. As espécies serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas na bacia dos rios Araguari, Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. O plantio segue até março, quando se encerra o período chuvoso.
Para este ano, o Dmae adquiriu 80 mil mudas, das quais 65 mil serão plantadas em novas propriedades participantes do Programa Buriti. O restante será usado para replantio em áreas já atendidas anteriormente. Serão plantadas 72 espécies nativas do cerrado. Entre elas, Angico, Aroeira preta, Bálsamo, Baru, Cafezinho, Copaíba, Ingá Amarelo, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Ipê-branco, Jatobá, Jenipapo, Mutambo, Paineira, Pequi, Sombreiro e Sangra d´água.
O Buriti iniciou a execução dos trabalhos para a temporada de 2018/2019 em agosto. Serão 16 propriedades rurais atendidas com a realização de 1,3 mil horas-máquinas, construção de 50 mil metros lineares de cerca e o plantio de 65 mil mudas em áreas de preservação. Todo esse serviço é realizado sem custo para o produtor rural e visa a preservação e recuperação das nascentes.
Algumas propriedades começaram a receber os serviços de readequação de estradas, terraceamento e barraginhas. “Estas intervenções ajudam na contenção e escoamento da água da chuva, evitando os processos erosivos e auxilia na manutenção dos nutrientes essenciais para a vegetação”, explica Celismar Costa, supervisor de projetos do Programa Buriti.
Outra etapa importante no processo de preservação é o cercamento da área. Para este ano, está em construção de 50 mil metros lineares de cerca. O Programa Buriti já recebeu, no início do mês passado, cerca de 15 mil postes (estacas e mourões) que serão utilizados para construção das cercas.
O programa
O Buriti atua desde 2008 nas bacias do ribeirão Bom Jardim e rio Uberabinha e, a partir deste ano, contempla também a região do rio Araguari. Desde a implantação do programa, já foram feitos mais de 420 mil metros lineares de cerca, plantio de 280 mil mudas, quatro mil horas-máquina e cinco mil hectares de área protegida, entre outros.
Para se cadastrar como produtor e receber os benefícios basta entrar em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.
FONTE: SECOM PMU
