Escolas de educação infantil estão trabalhando a chegada da estação de forma lúdica junto aos alunos
A primavera começa no próximo sábado (22), mas já está servindo para despertar nas crianças interesses por cores, cheiros, texturas, sabores esons. Sentidos como a visão, o tato e o olfato são trabalhados de forma lúdica, principalmente, junto aos alunos das escolas municipais de educação infantil (Emeis). Os trabalhos incluem fantasias, músicas e muitas flores e cores, preparando os estudantes para a estação das flores.
Materiais diversos
Na Emei do Bairro Dom Almir, os trabalhos desenvolvem a coordenação motora ao trabalhar atividades como pegar moedas ou pinçar objetos. Isto serve para fortalecer as mãos e as pontas dos dedos, além de apurar o tato das crianças. Usando a primavera como tema principal, os pedagogos usam materiais como as folhas secas de árvores e pinturas em papeis grossos (crepon) e finos (higiênicos, por exemplo).
Não só as flores, mas o meio ambiente está sendo usado para encantar os alunos da Emei Zacarias Pereira da Silva. Na semana passada, foram observados os espaços externos das salas de aula e, depois, cada aluno representou sua percepção em pinturas em telas e confecção de cartazes. A unidade ainda está promovendo apresentações culturais com música alusivas a itens com sementes e formigas. Tudo isso ainda tem um símbolo, o ipê, árvore típica do cerrado brasileiro que está sendo usada como tema em diversos trabalhos.
Entendendo que a primavera desperta o encanto de gerações, a equipe da Emei do Bairro Aparecida se inspirou nas famílias para fazer as crianças se interessarem pela estação. A época do ano está sendo mostrada como algo tradicional e a horta serve de espaço para os trabalhos. A mascote dos trabalhos é uma parreira de uva que está emprestando suas cores, texturas, sabores e cheiros para as aulas com a criançada.
Secom PMU
