Iniciativa da administração municipal, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aborda temática sobre segurança virtual junto a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e dos Naicas Os cuidados para não se envolver em problemas cibernéticos são o tema da Parada Cyberlab Udi, uma série de eventos que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove em suas escolas até o dia 21, junto aos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Durante três dias, cada unidade escolar realiza a Parada Cyberlab Udi tendo como principal material de apoio a Cartilha Cyber Safe.
A iniciativa de conscientizar sobre os perigos da internet faz parte do projeto CyberLab Udi, sobre segurança virtual e tecnologia, lançado no mês de outubro pela Prefeitura de Uberlândia, em parceria com Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Durante a sua realização, cada escola aplica o conteúdo com atividades específicas e apropriadas para cada ano escolar.
No primeiro dia, a temática é apresentada a todos por meio de recursos como telas, cartazes e ilustrações. As turmas do 1º ao 2º ano participam de leituras lúdicas da cartilha, enquanto as do 3º ao 5º ano, além da leitura, recebem reforços quanto a termos e situação envolvendo, por exemplo, “malware” (software malicioso) e “cyberbullying” (prática de bullying através de tecnologias digitais). O segundo dia é voltado para rodas de conversa, mapeamento de ideias e jogos educativos. Para as salas do 1º e 2º ano é desenvolvido o Jogo do Certo e Errado com o uso de expressões e perguntas simples, por exemplo, se é correto aceitar pedidos de amizade de pessoas desconhecidas. As turmas do 3º ao 5º ano são divididas em grupos e utilizam recursos como os acrônimos (palavras formadas pelas primeiras letras ou sílabas de uma expressão) utilizados na área de cibersegurança. O terceiro dia tem oficinas criativas com o uso de desenhos, slogans e máscaras de personagens para estudantes do 1º e 2º ano. Já para os alunos do 3º ao 5º ano são desenvolvidas produções mais estruturadas com histórias em quadrinhos, poemas e charges. Neste dia, geralmente, acontece o encerramento com a participação dos familiares em atividades como exposições e emissões de certificados.
Cyberlab Udi
O CyberLab Udi foi viabilizado pela Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e Secretaria Municipal de Governo, com a participação de empresa multinacional, via parceria intermediada pela UFU. Durante as atividades, professores, pedagogos e servidores das escolas municipais e dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) promovem a conscientização sobre a segurança no ambiente digital de forma lúdica e participativa, desenvolvendo o pensamento crítico e a expressão criativa dos alunos, com base na cartilha Cyber Safe.
No dia 4 de novembro, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, iniciou as aulas do projeto CyberLab Udi, sobre segurança virtual e tecnologia, junto aos frequentadores dos Naicas do Jardim Canaã e do Residencial Pequis.
Ao todo, serão contemplados cerca de 30 mil jovens, entre estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental municipal e frequentadores dos Naicas. O CyberLab Udi recebeu investimentos pela Prefeitura de Uberlândia de, aproximadamente, R$ 30 mil, oriundos de recurso próprio, para confecção das cartilhas. Para colocá-lo em prática, a UFU, por meio de parceiro, fornece a cartilha trabalhada junto aos participantes.
Imprensa / Secom PMU
