Skip to content
Alô Uberlândia
Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Prefeitura inicia entrega de kits escolares no primeiro dia de aula

Posted on 10 de fevereiro de 2026

Distribuição no início do ano letivo ocorre pelo segundo ano consecutivo e demonstra compromisso da gestão municipal em oferecer ensino de qualidade para mais de 71 mil estudantes

A Prefeitura de Uberlândia iniciou a entrega dos kits de uniformes e de materiais escolares, nesta segunda-feira (2), data que marcou a volta às aulas na rede municipal de ensino. Esse foi o segundo ano consecutivo que, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, a entrega dos conjuntos iniciou no primeiro dia de aula. O gesto confirmou o compromisso do governo municipal em oferecer ensino de qualidade para mais de 71 mil estudantes, distribuídos em 126 escolas municipais e 52 organizações da sociedade civil (OSCs), totalizando 178 unidades.

“O dia da volta das aulas é muito importante. As equipes da Secretaria Municipal de Educação trabalham muito para receber bem todos os estudantes, com um bom processo de ensino, entregas dos kits de uniformes e de materiais escolares, profissionais preparados, escolas com boas estruturas físicas, merenda escolar, enfim, tudo que é preciso para termos um ano letivo tranquilo para todos”, disse a secretaria municipal de Educação, Tania Toledo.

Quanto aos kits de uniformes e de materiais escolares, a secretária destacou que os conjuntos foram elaborados para atender de acordo com a faixa etária e o ano escolar de cada estudante. “Priorizamos muito a qualidade dos materiais, que receberam nova personalização, como a capa dos cadernos com gravuras do Museu Municipal, Coreto Municipal e Estádio Parque do Sabiá”, afirmou. Veja a lista completa dos kits acessando aqui.

Os kits foram entregues no mês de janeiro nas escolas e beneficiarão estudantes da educação infantil, ensino fundamental, Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a aquisição dos conjuntos, divididos em sete categorias, foram investidos R$ 4,3 milhões, oriundos de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).

Força-tarefa para a volta às aulas

O retorno do ano letivo contou com uma força-tarefa empreendida pela Prefeitura de Uberlândia durante o mês de janeiro. Diversas ações foram realizadas simultaneamente para que a volta às aulas fosse tranquila para toda a comunidade escolar. Entre elas, destacam-se a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Edson Moura Queiroz, no bairro Shopping Park, com capacidade para anteder 250 alunos, de 4 meses a 5 anos de idade, em oito turmas, nos turnos integral, manhã e tarde. No mesmo bairro teve ainda a inauguração da Emef Professor André Luís Batista Martins, com capacidade para atender cerca de 700 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, totalizando 24 turmas. “É o primeiro ano de funcionamento da unidade e recebemos a comunidade escolar com muita alegria e empenho para termos um ano letivo especial pra todos. Estamos trabalhando há meses na preparação da estrutura física, fazendo matrículas, organizando materiais e merenda e tudo que é preciso para um bom trabalho. Também estamos com quadro profissional completo e apto para atender nossos alunos”, disse a diretora da Emef Professor Luís Batista Martins, Andreia de Castro Catani.

Como todas as escolas devem estar adequadas para que a aprendizagem aconteça de forma apropriada, diversas unidades passaram por reformas e manutenções em itens como rede elétrica e hidráulica, pinturas e troca de equipamentos. Também foram feitas limpezas mais intensas, que não são possíveis durante as aulas, em itens como vidraças, esquadrias, paredes, mobiliários, ventiladores e caixas d’água. Os serviços de poda e capina também foram reforçados e a alimentação escolar foi garantida com as entregas dos gêneros alimentícios para as escolas durante o mês de janeiro. A Secretaria Municipal de Educação ainda promoveu cursos para os servidores voltados para temas como saúde mental, planejamento pedagógico e organização de materiais pedagógicos, espaços escolares e documentação, entre outros. Nos últimos dias houve ainda reuniões com diretores escolares e motoristas do transporte escolar.

Secretaria de Comunicação/PMU

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Mais
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
  • Compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket
  • Compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky

Últimos Posts

  • Deslizamento de terra mata quatro pessoas da mesma família em Eugenópolis, na Zona da Mata mineira
  • Oscar Magrini chega a Uberlândia com a comédia “Troca ou Não Troca”
  • Prefeitura inicia entrega de kits escolares no primeiro dia de aula
  • Uberlândia garante seis novas unidades de saúde com investimento de quase R$ 12 milhões
  • Praia Clube/Uberlândia Vôlei é superado pelo Sesi Bauru

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme