Uberlândia

Prefeitura divulga edital do 27º Festival de Dança do Triângulo

Inscrições para interessados em se apresentar serão abertas em junho

Ritmos, corpos em movimento, aprendizados e olhar social são os ingredientes da 27ª edição do tradicional Festival de Dança do Triângulo, evento que agita a cidade em setembro, outubro e novembro deste ano. O edital de um dos maiores eventos do setor no país foi divulgado pela Prefeitura de Uberlândia no Diário Oficial, com inscrições abertas entre 3 de junho e 1º de julho.

A inscrição ocorrerá mediante preenchimento dos dados no sistema de inscrição e envio do vídeo da coreografia, espetáculo e/ou intervenção. Os materiais também poderão ser entregues pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, na Secretaria Municipal de Cultura, situada na Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600 – Bloco 2, piso 3.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura visa a divulgação e incentivo aos trabalhos de grupos, escolas, academias e artistas independentes. A temática “Expressões artísticas com olhar social” explora uma programação envolvendo profissionais de renome nacional e regional, com a execução de oficinas gratuitas, mostras de dança, palcos livres e intervenções.

“O nosso festival é reconhecido por ser um dos maiores eventos de dança no país. Por determinação do prefeito Odelmo Leão, estamos mais uma vez empenhados em proporcionar um grande espetáculo a toda cidade”, explicou a secretária municipal à frente da pasta, Mônica Debs.

Programação variada

De 29 de outubro a 3 de novembro, o Teatro Municipal receberá as apresentações das Mostras de Dança. Os trabalhos deverão ser inscritos conforme as referências conceituais: balé de repertório; balé; dança moderna; dança contemporânea; dança de salão; danças urbanas; danças étnicas, folclóricas ou populares; sapateado; jazz; dança de composição livre; e intervenções em dança.

Cada grupo ou artista poderá inscrever até dez propostas nas modalidades mostra infantil (até três), mostra amadora (até três), mostra profissional (até duas), mostra de espetáculo (uma) e para intervenção (uma).

Para democratizar o acesso à arte, serão ofertadas 15 oficinas gratuitas, sendo seis ministradas por profissionais reconhecidos nacionalmente, destinadas a capacitadores da área de dança, quem deseja se profissionalizar e público em geral. Os temas são: danças étnicas, danças afro, balé infantil, stiletto, composição de figurino e educação somática. Também haverá nove oficinas ministradas por profissionais locais: duas de balé infanto juvenil, duas de danças urbanas, uma de dança árabe, uma de jazz e uma de dança contemporânea.

O evento inclui ainda uma quantidade mínima de três dias de apresentações na modalidade Palcos Livres, com locais a serem definidos. Os grupos ou artistas selecionados nas Mostras Infantil, Amadora e Profissional de coreografias deverão apresentar ao menos uma coreografia para a atividade dos Palcos Livres, podendo ser a mesma proposta ou diversa daquela que foi selecionada pela Comissão de Especialistas de Seleção.

As Intervenções consistirão em propostas que poderão ser inscritas por grupos ou artistas para se apresentarem no Foyer ou área externa do Teatro Municipal de Uberlândia, antes ou durante o intervalo das apresentações do Palco Oficial. A quantidade de trabalhos inscritos a ser selecionada será delimitada pelo tempo disponível para as apresentações distribuídas entre os dias do Festival.

Seleção e Premiação

A Comissão de Concepção e Planejamento do Festival de Dança do Triângulo (CCPFDT) será encarregada de definir as coreografias apresentadas durante as Mostras de Dança, Intervenções e Palcos Livres.

Para as mostras, serão avaliadas: composição coreográfica, criatividade, técnica, presença cênica, fidelidade ao tema. Também serão apreciadas as fotos e o histórico do espetáculo com comprovação, citando as principais apresentações, currículo do grupo, iluminação e planta baixa do cenário se for o caso.

Serão selecionados até três artistas, grupos ou companhias que receberão, cada um, hospedagem e premiação. O resultado da seleção com a classificação dos trabalhos será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Uberlândia, com publicação no Diário Oficial do Município.

Fonte: Secom PMU