Horário de acionamento da Central de Atendimento de Denúncias será ampliado para acolher população vulnerável em Uberlândia
Atenta à chegada do período de temperaturas mais baixas, a Prefeitura de Uberlândia promove novas ações para dar suporte às pessoas em situação de rua. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Instituição de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), o município ampliará o acolhimento com a abertura de um abrigo extra. O espaço, localizado na avenida Nicomedes Alves dos Santos, 3.900, no bairro Jardim Sul, está sendo preparado para oferecer 80 vagas provisórias com oferta de alimentação, dormitório, banheiros e agasalhos aos usuários. O abrigo também contará com profissional que dará apoio na chegada dos usuários.
Outra ação viabilizada pela secretaria será a ampliação do horário para acionamento da Central de Atendimento de Denúncias. A central funcionará no período noturno e de madrugada, a partir das 18h, para atender solicitações sobre pessoas que necessitam de atendimento (saiba mais abaixo). O serviço terá sede no Centro de Referência da praça da Bíblia, s/nº, no bairro Martins, que continuará atendendo de forma presencial das 8h às 18h.
“Vamos oferecer todo o suporte necessário para que os usuários deste espaço não fiquem desamparados durante o frio. Queremos proporcionar um ambiente de cuidado para as pessoas”, destacou a secretária da pasta, Iracema Marques.
Central de Plantão
O acionamento da Central de Atendimento de Denúncias deve ser feito por telefone. Das 18h até 00h59, as informações e solicitações podem ser repassadas pelos seguintes números: (34) 3235-4772, (34) 3216-7161, 0800 940 1229 e (34) 99946-0373; e a partir de 1h, pelo telefone (34) 99946-0373.
Pelo serviço de atendimento é possível informar sobre pessoas que precisam de apoio e que procuram por abrigo. Posteriormente, equipes de abordagem social de rua se deslocam aos locais citados e fazem o encaminhamento até os abrigos municipais. Serão disponibilizados dois veículos para levar as pessoas aos abrigos.
Rotineiramente, a Prefeitura oferta mais de 150 vagas para pessoas em situação de rua nos quatro abrigos existentes na cidade. O município ainda executa trabalhos de abordagens e encaminhamentos por meio de assistentes sociais que atuam junto à comunidade. Ação que é ampliada durante o período de baixas temperaturas.
Campanha do Agasalho 2023
Em parceria com a Band, a Prefeitura de Uberlândia lançará, na próxima segunda-feira (15), a Campanha do Agasalho 2023, que visa a arrecadação de roupas e cobertores. Os itens que forem obtidos até o dia 18 de junho serão repassados para famílias em vulnerabilidade social cadastradas no município.
Fonte: Secom PMU