Uberlândia

Prefeitura de Uberlândia reforça medidas de prevenção contra escorpiões

Condições climáticas da estação favorecem aparecimento dos animais. Números de ordens de serviço do CCZ aumentaram entre setembro e outubro

As altas temperaturas combinadas com as chuvas esporádicas são condições propícias para a reprodução dos escorpiões e, consequentemente, o aumento da aparição destes animais. Entre os meses de setembro e outubro, o Programa de Controle de Animais Peçonhentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou um aumento de 73% nas chamadas da população para realizar o trabalho de vistoria, captura e orientações.

A espécie mais encontrada na área urbana do município é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus). Eles buscam abrigos em vários lugares, como em locais com muito lixo, resto de materiais para construção e até nas redes de esgoto, sendo este o meio mais propício para a entrada nas residências. Por isso, a coordenadora do Programa de Controle de Animais Peçonhentos, Juliana Junqueira, destaca os cuidados de prevenção que a população deve tomar.

“O trabalho do CCZ é preventivo. A recomendação que passamos a todos é vedar os locais, como vãos, frestas e ralos com telas de proteção. São barreiras físicas que ajudam a impedir que os animais entrem nas casas. Além disso, a população tem que manter os quintais limpos, não jogar lixo e resto de materiais de construção em terrenos, pois os animais estão em busca de abrigo e alimentos, como as baratas”, explicou Juliana.

Busca ativa e prevenção

A equipe do Programa de Controle de Animais Peçonhentos faz um trabalho durante todo o ano de busca ativa e acompanhamento em pontos estratégicos, além das orientações à população para evitar acidentes e reaparecimento de escorpiões.

Quando a população entra em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, uma equipe do programa realiza a vistoria na casa do morador e nos imóveis próximos (lados esquerdo e direito, frente e fundo), faz a captura e orienta sobre as barreiras físicas que devem ser disponibilizadas para evitar o reaparecimento.

Marco Crepaldi/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A coordenadora do Programa de Controle de Animais Peçonhentos salienta ainda que a participação da comunidade é essencial para a prevenção, principalmente porque a maior incidência do aparecimento dos animais é entre os meses dezembro a janeiro – época do período chuvoso.

“Quando as chuvas começarem de fato, os escorpiões que estão nas redes de esgoto, quintais e terrenos vão buscar abrigo, e é quando entram nas casas. Manter estes locais limpos, destinar corretamente os resíduos e fazer a vedação são as ações indicadas. Inclusive, a vedação pode ser feita com peneiras plásticas que são encontradas por um preço acessível em ferragistas, casas de material de construção ou de produtos de limpeza”, ressaltou Juliana.

Fonte: Secom PMU