Uberlândia

Prefeitura de Uberlândia prepara cemitérios para o dia de Finados (2)

Cerca de 120 mil pessoas devem passar pelos espaços que contarão com estrutura especial e celebração de missas

Cerca de 120 mil pessoas devem passar pelos cemitérios da cidade e dos distritos de Uberlândia no Dia de Finados, 2 de novembro. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, segue com os preparativos dos espaços, com serviços de roçagem e capina, além de preparar a programação para as celebrações religiosas.

“Em um momento tão especial para todos, a Prefeitura trabalha para levar comodidade e facilidade a todos que passarão pelos cemitérios. Contaremos com tendas, banheiros químicos e um recurso a mais, que são os terminais eletrônicos e o aplicativo que informa a localização das sepulturas (veja mais abaixo)”, afirmou o assessor municipal de Serviços Urbanos, Mário Faria.Celebrações

Neste ano, serão realizadas quatro missas no cemitério São Pedro, sendo às 8h, 10h, 14h e 16h. As celebrações ficarão a cargo do padre Sebastião Gilberto, da paróquia Cristo Redentor. Já as três missas do cemitério Campo do Bom Pastor acontecerão às 8h, 9h30 e 16h e serão celebradas pelo padre Diogo Naves de Oliveira, da paróquia São Benedito.

Informatização

Para facilitar a vida de familiares e amigos na localização das sepulturas dos entes queridos, o Campo do Bom Pastor contará com dez terminais eletrônicos e outros quatro serão instalados no cemitério São Pedro. Esse sistema, aprimorado pelo Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), também está disponível no Portal da Prefeitura, não apenas para computadores, mas também celulares. Para baixar o aplicativo, clique aqui. Para localizar a sepultura, basta informar o nome completo e datas de nascimento ou sepultamento.

Estrutura

A estrutura de apoio também contará com banheiros químicos e tendas montadas para garantir o bem-estar dos visitantes. Em caso de emergências, ambulâncias estarão localizadas em pontos estratégicos para atendimento imediato. O trânsito nas proximidades dos dois espaços será orientado por agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran).

Para este ano, também foram reformados os queimadores de velas dos dois cemitérios da cidade e o do cemitério do distrito de Tapuirama. “Tudo pensando para dar mais segurança para as pessoas que utilizarão esses espaços, já que a reforma possibilitou que o acesso a eles fosse facilitado. Houve ainda serviço de jardinagem no entorno dos equipamentos”, disse Mário Faria.

Fonte: Secom PMU