Com mais de 3,1 mil m² de área construída, estrutura ficará localizada na avenida José Maria Ribeiro, entre as ruas dos Hospitaleiros e Cambão
Comprometida em garantir cada vez mais acesso à saúde e qualidade no atendimento à população, a Prefeitura de Uberlândia viabilizará uma nova sede, mais ampla e moderna, para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no bairro Morumbi. Na tarde desta terça-feira (24), o prefeito Odelmo Leão assinou a ordem de serviço para dar início a construção da nova unidade. Na oportunidade, também foi lançada a pedra fundamental da obra.
“A ampliação dos serviços de saúde na região leste já era algo no qual vínhamos trabalhando há bastante tempo. É uma região que segue crescendo e carecia desta melhoria. Sem dúvida será de extrema importância para todos moradores deste setor”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
O espaço ficará situado na avenida José Maria Ribeiro, entre as ruas dos Hospitaleiros e Cambão, e contará com área total de mais de 26,5 mil metros quadrados (m²), sendo mais de 3,1 mil m² de área construída. Atualmente, a UAI Morumbi realiza, em média, por mês, 8,3 mil atendimentos na clínica médica, 3 mil na pediatria e 10 mil na farmácia. Com a nova sede, o número de leitos de observação passará dos atuais 25 para 29.
O projeto ainda prevê salas de espera adulto e infantil separadas, salas de urgência e emergência, exames, curativos, sutura, gesso, inalação e de aplicação de medicamentos e reidratação, além de consultórios, setor de enfermagem e banheiros, entre outros espaços. “Com a nova unidade, vamos ampliar a qualidade no pronto-atendimento à população da região. Além disso, após a inauguração da nova sede, pretendemos que o antigo prédio abrigue equipes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Morumbi”, explicou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Orçada em R$ 16 milhões e com previsão de entrega em 18 meses, a obra será executada pela empresa Evolução Engenharia, Construção e Administração Ltda, que foi a vencedora da licitação. Os recursos para a construção da nova unidade são oriundos da Secretaria Municipal de Saúde, transferência especial do Estado a partir do acordo judicial de reparação dos impactos socioeconômicos e ambientais do rompimento da barragem em Brumadinho e de emendas de vereadores.
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação
Secom – PMU