Uberlândia

Prefeitura assina termo de cooperação para implementação do projeto ‘Bombeiro Mirim 2023’

Idealizado em 2005, no primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão à frente da gestão municipal, parceria com o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros já formou mais de 500 bombeiros mirins em 11 anos

O prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta terça-feira (8), em cerimônia realizada na sala de reuniões, no Centro Administrativo Municipal, o termo de cooperação entre a Prefeitura de Uberlândia e o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros para o convênio “Bombeiro Mirim 2023”. O projeto é realizado junto às crianças e aos adolescentes dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas).

Conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a edição 2023 contemplará 50 crianças, de 8 a 15 anos e 11 meses, dos Naicas Tocantins e Canaã. “Nossa gestão sempre tratou com muito zelo este projeto, que tem destacada relevância social, afinal, estamos lidando com o futuro da nossa cidade. A missão, por meio deste projeto, é fomentar valores como cidadania, altruísmo e civilidade. Mais do que isso, os conceitos aprendidos serão colocados em prática no dia a dia, tanto no âmbito familiar quanto escolar”, comentou o prefeito Odelmo Leão.

Lições de prevenção a acidentes serão repassadas aos participantes no decorrer do projeto em várias circunstâncias, como domésticos, incêndios e afogamentos. Eles também terão contato a conteúdos relativos à consciência coletiva para preservação do meio ambiente, promoção da saúde, higiene pessoal, educação e civismo, por meio de atividades teóricas e práticas. Na temática esportiva, haverá oficinas de natação e rapel.

Este projeto, idealizado em 2005, no primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão à frente da gestão municipal, em parceria com o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, contribui muito com a mudança de valores, melhora do relacionamento familiar e no rendimento escolar.

Como vai funcionar

Sob orientação dos bombeiros, as atividades serão iniciadas já nesta quarta-feira (9). Os encontros ocorrerão duas vezes por semana sempre com o monitoramento de um colaborador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. No período da manhã, a capacitação será realizada às segundas e quartas. No período vespertino, às terças e quintas, no 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

No projeto, além da alimentação e transporte, as crianças e adolescentes vão contar com todo o material necessário a ser utilizado nas atividades, distribuído na forma de kits individuais e personalizados, composto por mochila, calça/blusa de frio, bermuda, camiseta, maiô ou sunga, boné, cabo solteiro, caneca, protetor solar e produtos de higiene pessoal.

Fotos: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Fonte: Secom-PMU