Documento assinado com o Município confirma o lançamento e a construção de residências a ser feita pela Pacaembu Construtora a partir de 2026 e a expectativa é entregar até 10 mil unidades habitacionais nos próximos anos; moradias atenderão ao programa Minha Casa, Minha Vida e FGTS, do Governo Federal
A Prefeitura de Uberlândia dá mais um passo para favorecer o acesso à casa própria no município. Nesta terça-feira (11), o prefeito Paulo Sérgio assinou, no Centro Administrativo Municipal, um protocolo de intenções com a empresa Pacaembu Construtora para autorizar o lançamento e a construção inicial de cerca de 2,4 mil moradias, em fases, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida e FGTS, do Governo Federal, com a pretensão de ampliar para até 10 mil unidades habitacionais ao longo dos próximos anos. As primeiras residências ficarão localizadas na região Sul e poderão ser financiadas pelas famílias aptas e cadastradas junto ao Município e ao programa Minha Casa, Minha Vida e FGTS.
“Esse importante anúncio coloca em prática mais um de nossos planos de governo, que é oferecer acesso à moradia própria à população. Essa é a primeira etapa para que possamos contar com novas opções àquelas famílias cadastradas junto ao Município para atendimento por programas habitacionais. Esperamos, em breve, trazer mais novidades sobre essas construções”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
As moradias serão construídas em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados (m²), localizada na avenida Vereador Carlito Cordeiro, próximo ao Anel Viário Sul, no bairro Shopping Park. Serão investidos, aproximadamente, R$ 600 milhões pela construtora para execução do empreendimento. O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2026 e a expectativa é de que sejam gerados cerca de 7,5 mil empregos, entre diretos e indiretos.
Os financiamentos das unidades habitacionais pelos interessados serão feitos junto à Caixa Econômica Federal. As etapas das obras serão anunciadas gradualmente, acompanhando o avanço do projeto e a consolidação do plano de expansão da construtora em Uberlândia, a segunda cidade de Minas Gerais a receber investimentos da Pacaembu Construtora.
“É um orgulho enorme estarmos presentes em Uberlândia, que é uma cidade exemplo nacional de eficiência, modernidade, empreendedorismo. Para nós, para o portfólio da Pacaembu, estar aqui é um orgulho imenso. Esperamos retribuir muito com o município, com tudo que tem sido feito. Quero parabenizar a gestão por atuar com muita celeridade e seriedade na política de habitação do município. Sabemos que a modernização da política habitacional de Uberlândia vai atingir diretamente a população, que vai comprar sua casa e ter o sonho da casa própria realizado”, disse o CEO da Pacaembu Construtora, Fernando Almeida.
Pacaembu Construtora
No ranking Intec 2025, a Pacaembu Construtora foi classificada como a maior construtora de casas (unidades habitacionais horizontais) do país. Conforme a empresa, o foco de atuação está em empreendimentos de baixa renda e projetos do Minha Casa Minha Vida.
Habita+ Uberlândia Durante o evento de anúncio, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, apresentou novas ações que serão implementadas a partir do “Habita+ Uberlândia”. O programa, pautado pela Lei Complementar 784/2025, é composto pelo: Cheque Moradia, Regularize Fácil e Morar Melhor (Faixas 1 e 2).
· Cheque Moradia: concederá subsídio direto no valor de entrada de até R$ 10 mil, a partir de critérios a serem definidos por decreto. Para tanto, é necessário realizar o cadastro habitacional.
· Regularize Fácil: estabelece a regularização de áreas no município com base na Lei Complementar 790/2025. Contempla, por exemplo, a regularização do bairro Élisson Prieto e o processo de legalização de 19 ocupações irregulares selecionadas para Reurb-s, entre elas: Maná, Carlito Cordeiro e Zaire Rezende (com projetos já aprovados).
· Morar Melhor (Faixa 1): seleção em andamento para o Minha Casa, Minha Vida – Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), modalidade do programa habitacional que utiliza os recursos para construir unidades habitacionais subsidiadas para famílias de baixa renda, faixa 1. O prazo para cadastros e atualizações se encerra em 16 de janeiro de 2026.
· Morar Melhor (Faixa 2): com 2.208 unidades de faixa 2 já cadastradas, viabilizará incentivos às famílias cadastradas junto ao município, por meio da Lei Complementar 799/2025, com a oferta de isenção de ITBI na compra do imóvel e isenção do IPTU por cinco anos após a entrega das chaves. As construtoras também contarão com benefícios, como, por exemplo, isenção de ISS durante a obra e isenção de IPTU do terreno, durante a construção.
eHabita
O eHabita é a nova plataforma online de atendimentos à população para inscrições e atualizações cadastrais em programas habitacionais no município. A página pode ser acessada por meio do Portal da Prefeitura de Uberlândia, pela seção da Secretaria Municipal de Habitação. Podem utilizar a ferramenta quem se enquadra nas faixas 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida.
Secom com informações da Pacaembu Construtora
Secretaria de Comunicação/PMU
