Uberlândia

Prefeito Odelmo Leão inaugura unidade de saúde do bairro Pequis

UBSF estava sem condições de funcionamento e precisou ser reformada pela administração municipal

Os moradores da zona oeste de Uberlândia ganharam um importante equipamento que irá garantir ainda mais qualidade de vida e bem-estar à população. O prefeito Odelmo Leão inaugurou, na manhã desta sexta-feira (29), a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Pequis. A atual gestão encontrou, no início de 2017, o local sem condições de funcionamento e, por isso, a estrutura precisou ser reformada.

“Inaugurar essa unidade de saúde é mais uma prova do nosso comprometimento. Nós temos dificuldades, mas minha prioridade sempre foi o povo, a Saúde, a Educação e a área social. Encontramos a UBSF deteriorada e, desde então, temos trabalhado para que pudéssemos entregar esse importante equipamento, que será muito bem utilizado pela comunidade”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O anúncio das reformas ocorreu no mês passado durante a inauguração do Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os serviços começaram no dia 25 de fevereiro e contaram com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde, no valor de cerca de R$ 55 mil reais. “Foi preciso reformar e repor materiais elétricos, hidráulicos, cabeamentos, utensílios metálicos e revitalizar a pintura de toda a estrutura”, explicou Norberto Nunes, secretário Municipal de Obras.

Moradora do bairro Pequis há três anos, a aposentada Valdete do Nascimento tem a certeza de que a UBSF facilitará a vida de todos. “Antes a gente tinha que sair daqui para ir até a UAI Luizote para se consultar e isso era muito complicado. Agora, com a unidade, vai ser muito fácil. Tem muita gente precisando desse atendimento”, contou.

Atendimento

A unidade possui 563 m² de área construída e está localizada na avenida Wilson Rodrigues da Silva, nº 720, com funcionamento das 7h às 17h. O espaço conta com salas de vacinas, curativos, procedimentos, consultórios multiprofissionais, odontológicos e farmácia. O atendimento será feito por três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), composta por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Além do atendimento na UBSF, os agentes comunitários realizam a busca ativa da população por meio das visitas domiciliares. “A partir da próxima segunda-feira (1º), os agentes irão percorrer o bairro para realizar o cadastramento da população. Esse trabalho tem o objetivo ser um diagnóstico para iniciarmos os processos de educação e promoção da saúde. Com ele, conseguimos fazer os planos de trabalhos para atender com eficiência aproximadamente 10 mil pessoas”, finalizou Karina Kelly de Oliveira, coordenadora da Atenção Primária. Uma equipe de PSF tem capacidade para acolher e atender entre 3 e 5 mil pessoas.

Fonte: Secom PMU

Participe do nosso grupo Whatsapp