Mais uma fase de revitalização do Parque Linear Córrego do Óleo, localizado entre os bairros Jardim Patrícia e Dona Zulmira, teve início nesta semana. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico realizam serviços de roçagem, poda de árvores e retirada de entulhos no local.
Os trabalhos de limpeza devem ser finalizados na primeira semana de janeiro. Além disso, o parque deve ser contemplado com o plantio de novos exemplares de árvores em 2019.
“Uma parte do parque está bem arborizada. Queremos melhorar a outra, com espécies adequadas para o local. O objetivo é oferecer um lugar melhor, mais aconchegante para a população da região, além de evitar o assoreamento do córrego”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, João Júnior.
Preservação permanente
A primeira etapa de revitalização dos parques lineares foi iniciada em maio deste ano, com a realização de serviços como retirada de lixo, entulhos e massa verde; roçagem; recolhimento de folhas e galhos secos; e remoção de bambus e espécies invasoras.
Já o segundo ciclo de recuperação e revitalização de áreas verdes contempla prevenção de impactos e reflorestamento do Município. Só em 2018, mais de cinco mil árvores foram plantadas pela Prefeitura de Uberlândia.
Desde que os trabalhos foram iniciados, os Córregos do Carvão, Liso, Lagoinha, Santa Luzia, Mogi, Bons Olhos e do Óleo, além do Parque Linear do Rio Uberabinha e Parque da Longevidade, entraram no cronograma, com diversas frentes de trabalho. Todos os serviços são desenvolvidos em conformidade com o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).
Fonte: Secom-PMU