Serão ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, sem necessidade de agendamento. Atendimento no Ambulatório será das 7h às 20h
A conscientização sobre as formas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é um trabalho constante realizado pelo Programa IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, com todos os gêneros e faixas etárias. Pensando no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a equipe do programa intensifica os serviços ofertados, com a ampliação do horário de atendimento na testagem dos pacientes.
Na quinta-feira (1°), a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza fará o atendimento das 7h às 20h. Serão oferecidas orientações e testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, sem necessidade de agendamento. Todos os testes são realizados gratuitamente e de forma sigilosa.
A ação faz parte da mobilização que acontece em dezembro, mês de sensibilização ao Dia Mundial de Luta contra à Aids. “As doenças transmitidas pelo sexo sem proteção são graves e precisam de acompanhamento médico. Por isso, o quanto antes forem diagnosticadas, melhor é a eficácia do tratamento. Aproveitamos o mês de conscientização para alertar sobre a necessidade de fazer o teste, principalmente àquelas pessoas que tiveram um contato sexual desprotegido”, destacou a coordenadora do Programa IST/Aids, Cláudia Spirandelli.
Conforme levantamento do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, entre janeiro e outubro, foram registrados 202 novos casos de Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Já para sífilis, foram diagnosticados 341casos não especificados de sífilis, 152 em gestantes e 90 do tipo congênita.
Apoio das Unidades de Saúde
As ações de reforço na conscientização acontecem durante todo o mês e também contam com o auxílio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Os locais orientarão a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.
A testagem também estará disponível nas unidades que incluíram os exames no trabalho de rotina. A Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) são: Granada II, Santa Luzia, Shopping Park I, II e III, Lagoinha, Aurora, Canaã II, Jardim das Palmeiras I, Dom Almir, Jardim Europa I, Monte Hebron, Bom Jesus, Jardim Brasília I, Jardim Brasília II, São José e Martinésia. Já as UBSs são as dos bairros Santa Rosa, Patrimônio, Tocantins, Nossa Senhora das Graças, Brasil e Custódio Pereira.
Testagem e acolhimento
O teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o teste, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. O exame é sigiloso. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.
A coordenadora explica ainda que os testes não devem ser feitos de forma indiscriminada e a todo momento. “Os testes são gratuitos e recomendados para quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhamento de agulhas.”
Faça o teste!
Onde: Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza, na Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt
Horário especial: 7h às 20h (dia 1º de dezembro)
Horário regular: 7h às 16h, (segunda a sexta-feira)
Mais informações: (34) 3215-2444
Fonte: secretaria municipal de governo e comunicação