Desde segunda-feira (17), ação conjunta é intensificada nos bairros Guarani e Tocantins
Uma verdadeira força-tarefa intensifica os serviços limpeza urbana e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nos bairros Tocantins e Guarani. Retomado pelo prefeito Odelmo Leão em 2017, o Mutirão Cidade Limpa retornou à região na última segunda-feira (17) para reforçar os trabalhos realizados durante todo o ano. Desde então, 301 toneladas de resíduos foram recolhidas, entre massa verde e entulhos.
Diversas secretarias foram mobilizadas para os serviços. Mais de 80 servidores, nove caminhões e 12 tratores realizam as ações de capina, roçagem, recolhimento de entulhos, cata-treco, cata-galho, podas de árvores, plantio de mudas, reforço de sinalização viária, tapa-buraco e de combate ao mosquito causador de febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Além disso, 45 bueiros e bocas de lobo já foram higienizados.
“Por determinação do prefeito, nós conseguimos unir várias secretarias para realizar esse Mutirão.Mas é essencial a ajuda da população tanto para retirar os resíduos de suas casas [para o Cata-Treco fazer o recolhimento], como para manter os locais limpos”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, João Batista Ferreira Júnior.
A dona de casa Cristiane Silva é moradora do bairro Tocantins há pouco tempo e se organizou para retirar os entulhos de casa. “Durante a mudança, percebi que estava acumulando diversos objetos que não uso mais e,com o caminhão passando na nossa porta, não tem desculpa para fazer o descarte incorreto. Esse trabalho traz uma grande comodidade para os moradores”, disse.
E para aqueles que não tiveram como se organizar, ainda dá tempo. As equipes continuarão o trabalho nos bairros no decorrer desta semana. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão abordando os moradores e entrando nas casas para eliminar os focos do mosquito. “Os profissionais sempre estão uniformizados e identificados. Por isso peço que a comunidade permita a entrada deles porque são servidores qualificados e que realizarão um trabalho de qualidade”, destacou o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda.
Trabalho permanente
Nos primeiros meses de 2018, o Mutirão Cidade Limpa passou por mais de 30 bairros e recolheu 14,5 mil toneladas de resíduos, 1,2 mil pneus e realizou a limpeza de 1,6 mil bueiros e bocas de lobo. A intensificação dos trabalhos em pontos específicos por meio da força-tarefa complementou os serviços permanentes realizados pelas equipes de limpeza urbana.
FONTE: Secom PMU