Uberlândia

Mês da Consciência Negra é celebrado nas bibliotecas do Município

Eventos gratuitos agitam os espaços até a próxima segunda-feira (26)

As bibliotecas Pública Municipal e Sesi Indústria do Conhecimento seguem com suas atividades temáticas em alusão ao Mês da Consciência Negra. Diversas palestras e contações de histórias estão sendo realizadas, com objetivo de despertar a reflexão acerca do tema. Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Cultura programou uma atividade específica para crianças.

Às 8h30 desta quarta-feira (21), a escritora infantojuvenil Leda Gonzaga vai até a biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento para contar a história O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém. Depois, ela ensinará os pequenos a confeccionar a própria boneca da protagonista. Amanhã (22), no mesmo horário, ela repete a dinâmica na Biblioteca Municipal.

Às 8h30 de quarta (21) e quinta-feira (22), Mary Ângela e Leida Alves desenvolvem, na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento, a Oficina de Boneca Abayomi. O significado do brinquedo feito por nós e tranças está intimamente ligado à história de superação das múltiplas etnias africanas. A iniciativa é gratuita para toda comunidade.

Palestras

A psicóloga Isabela Cavalcante ministra sua palestra Escrevivência: memória e história na obra de Conceição Evaristo em duas oportunidades: nesta quinta (22), na Biblioteca Municipal, e na sexta (23), na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento. Ainda no espaço, Pablo Prado apresenta, no dia 26, o conteúdo intitulado Impactos da Branquitude e Racismo na Sociedade. As três atrações acontecem sempre às 14h.

Na próxima segunda-feira (26), às 19h, é a vez do historiador João Gabriel do Nascimento Nganga, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), discorrer sobre o tema Os impactos do racismo em filmes, propagandas e telenovelas.

Maior conscientização

O objetivo da programação é conscientizar sobre a importância da igualdade entre as pessoas. Para isso, foram selecionados palestrantes especializados em história e cultura afro. “Tivemos o cuidado de convidar doutores na área racial. A programação vai abordar temas variados dentro desse cenário. Convidamos toda a população para se envolver”, destacou a coordenadora de atividades culturais da Biblioteca, Sílvia Gratão.

Participe!

Onde: Biblioteca Pública Municipal, na praça Cícero Macedo, s/n, bairro Fundinho

Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento, na avenida Cesário Crosara, na praça Guilherme Paraíso, bairro Roosevelt)

FONTE: Secom PMU