Skip to content

Alô Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Menu
  • Início
  • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Menu

Irregularidades nos hidrômetros dificultam a troca dos equipamentos

Posted on 16 de agosto de 2019

Grades trancadas e cavaletes fora de padrão são as principais adversidades encontradas pelo Dmae

Grades trancadas ou soldadas, cavaletes fora de padrão, caixas cheias de entulhos e hidrômetros concretados. Essas são algumas das recorrentes irregularidades encontradas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) no momento de realizar a troca do medidor, indicada pela portaria do Inmetro (295/2018) a cada sete anos. Os dados levantados pela autarquia apontam que, em 12% das visitas já realizadas, não foi possível realizar o serviço em função das adversidades. Dos 22,4 mil equipamentos que serão substituídos, 2,5 mil já foram trocados. A previsão é concluir os serviços até o fim deste ano.

De acordo com o gerente de fiscalização da autarquia, Leonardo Vieira da Silva, o serviço está sendo realizado em diversos bairros da cidade, mas é preciso que a população se comprometa com a troca. “Atualmente o principal problema encontrado pelos agentes são cavaletes fora do padrão, abrigos trancados e caixas concretadas. É preciso que essas situações sejam regularizadas para que a troca seja feita”, explicou.

Hidrômetro fora do padrão coberto por terra

Os moradores são notificados previamente junto à fatura da água sobre a substituição dos equipamentos. Caso sejam encontradas irregularidades durante a visita, o contribuinte é orientado a fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo de 30 dias para a regularização. Logo após a troca, os moradores recebem um comunicado com informações e orientações de como detectar possíveis vazamentos no interior do imóvel. “Após a troca, pode acontecer um aumento do volume medido. Isso decorre da capacidade do novo equipamento de mensurar com precisão as pequenas vazões que não eram medidas pelo aparelho antigo”, destacou o gerente.

Exemplo de medidor concretado, o que impossibilita a troca

Ainda conforme Leonardo, é fundamental que a população coopere com os serviços. “A gente pede o apoio da comunidade para facilitar o serviço no caso das grades trancadas ou soldadas, caixinhas cheias de entulhos, cavaletes concretados ou registro com defeito, uma vez que estes incidentes dificultam o trabalho de substituição”, concluiu. Nos últimos anos, a autarquia substituiu 153.344 hidrômetros de um total de 200 mil. Para o próximo ano, a autarquia planeja trocar cerca de 20 mil medidores.

Serviço

Em caso de dúvidas sobre a troca dos hidrômetros, a população pode ligar no setor de hidrometria do Dmae por meio do telefone 3228-7761, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo Fone Fácil 115.

Fonte: Secom PMU

Últimos Posts

  • Operação da PM intensifica fiscalização no trânsito e resulta em prisão por embriaguez em Uberlândia
  • Avião cai em prédio na Pampulha e mata 2 em BH
  • Prefeitura realiza Concerto das Mães e Banda Sinfônica Municipal emociona público
  • Polícia Militar inicia campanha Maio Amarelo 2026 em Minas Gerais
  • Nova turma do programa CDL Aprendiz tem início no dia 13 de maio

Facebook

Categorias

  • Agenda Cultural
  • Artigos
  • Brasil
  • Direitos: Pessoas com Deficiências e outros
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Região
  • Segurança pública
  • Serviços
  • Uberlândia
  • Vagas de emprego

Páginas

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
©2026 Alô Uberlândia | Design: Newspaperly WordPress Theme