Uberlândia

Integração entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros traz ainda mais segurança à comunidade

A Prefeitura Municipal continua promovendo ações para oferecer ainda mais segurança a toda população de Uberlândia. Um exemplo disso é o convênio firmado entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, assinado em maio deste ano. Há pouco mais de dois meses, os dois órgãos de segurança trabalham em conjunto na sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), otimizando o tempo de resposta e o trabalho de prevenção na cidade.

Anteriormente, os dois órgãos trabalhavam paralelamente em ocorrências similares, como no combate a queimadas ou em fortes chuvas. Agora, atuando juntos, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados 24 horas por meio de uma única central, discando tanto pelo telefone 193 quanto pelo número 199.

“O nosso tempo de resposta passou a ser muito melhor, além de podermos contar com toda a tecnologia e equipamentos de segurança aqui da 9ª Risp. É importante destacar também o trabalho de prevenção realizado por nós, onde, constantemente, são debatidas ações para o bem-estar e segurança da comunidade. Tudo de forma integrada e conjunta, unindo esforços e competências para ampliar o atendimento”, afirmou o chefe da Defesa Civil, capitão João Batista Afonso.

Trabalho de inteligência

Outro benefício trazido pelo convênio foi o banco de dados compartilhado entre as duas instituições. Por meio dele, os profissionais têm maior conhecimento das áreas de risco existentes na cidade, podendo assim, traçar estratégias especificas para atuar in loco.

Ações como essas são realizadas, por exemplo, no setor Oeste da cidade, em locais próximos a grandes áreas com risco de queimadas. Só que o trabalho técnico conjunto permite muito mais que um controle integrado das estatísticas. Prevê também a realização de cursos, treinamentos, seminários, congressos, conferências, palestras e outras ações relativas às instituições.

Por isso, desde o mês passado, tanto a Defesa Civil quanto o Corpo de Bombeiros iniciaram o curso de brigadistas voluntários daquela região. “Desde a implantação do convênio, também foi possível nos aproximar da comunidade, aliada importantíssima tanto na prevenção quando na ajuda e recuperação. Iniciamos com os brigadistas no Pequis e no Monte Hebrom, mas nosso objetivo é expandir para toda a cidade”, disse o tenente Daniel Morais.

Atuação

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam na prevenção e na eminência de desastres causados pela natureza ou pelo homem. A comunidade pode solicitar a presença dos profissionais em casos como incêndios em residência ou vegetação. Também quando há casos de fortes chuvas, podendo causar pontos de alagamento e desabamentos. Os órgãos estão 24 horas à disposição e podem ser acionados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Em caso de perigo chame:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190

Assessoria